De 28 a 30 de março o estado do Piauí celebrou grande festa da unidade e realizou um manifesto pela paz reunindo lideranças diocesanas, estaduais e nacionais da Renovação Carismática Católica na Unidade Escolar Liceu Piauiense, em Teresina.

O evento iniciou na noite de sexta-feira (28), com a Celebração Eucarística presidida por Padre Alcindo, sacerdote ordenado há cerca de um mês, fruto de vocação discernida por meio da vivência em Grupo de Oração.Em sua homilia, falou sobre o modelo de amor manifestado na cruz: “Estamos, por diversas vezes, em nossos Grupos de Oração, precisando viver a graça do amor, do acolhimento e do zelo aos irmãos”, enfatizou Pe. Alcino.

O tema do evangelho proclamado levou os participantes a refletirem sobre o mandamento do amor a Deus e ao próximo (Mc 12, 28b-34), vindo ao encontro com a moção do nosso Movimento em 2014 que nos exorta sobre a unidade, no livro de Efésios 4,3: “Conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”.

A manhã de sábado teve início com uma canção em que invocava fortemente a presença de Jesus: “Me renova, me dá uma face nova para eu poder mostrar para o meu irmão a tua face em mim”. Pe. Adão iniciou o momento de formação alertando aos presentes que “nós não somos os autores da unidade, nossa missão é conservá-la, o autor da unidade é Jesus, Ele quis estar em nós”.

Ao refletir sobre o tema da RCC para este ano ele nos indica que o próprio tema é uma oração, uma vez que se pede ao Senhor a graça de conservar tal unidade. Pe. Adão fez uma profunda reflexão sobre a unidade com palavras exortativas ao explicar a diferença entre os termos SIMBÓLICO e DIABÓLICO.

Ainda pela manhã, Antônio Filho, do Grupo de Oração Sagrado Coração de Jesus da RCC Teresina, fez uma pregação sobre a vida no Espírito Santo, ele também convidou a todos para fazerem a oração diária pela construção da Sede Nacional da RCCBRASIL, em Canas/SP. Em seguida, o momento realizado pela partilha e formação nos workshops dos Ministérios contou com a representação nacional de três Ministérios: Música e Artes, para Famílias e Oração por Cura e Libertação.

A tarde contou com a presença do bispo de Parnaíba, Dom Alfredo que partilhou durante celebração da Santa Missa sobre o ato da confiança e da entrega em Deus: “Jesus caminha conosco, conhece nossas necessidades e feridas, precisamos confiar plenamente em sua ação, Deus tem um plano para os filhos de longe e quer nos usar neste projeto: devemos ser luz que brilha para os outros, pessoas que não têm medo de entregar a vida a Jesus e ser sinal através do testemunho de vida, abrir o coração para o Salvador”.

Também participou como celebrante no domingo (30), o arcebispo da arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Brito, que iniciou a Santa Missa falando da alegria de o sol estar brilhando no encontro. Ainda na celebração, a comunidade carismática realizou um manifesto pela paz, visto que é ela que nos vincula à unidade com Jesus e com o próximo.

O momento foi motivado pelo presidente do Conselho Estadual da RCC PI, Carlos César Sales, e Dom Jacinto que partilhou: “A paz é o que nos torna mais próximos de Jesus e com a crescente onda de violência na sociedade o homem tem se distanciando Dele, é preciso olhar para a paz como uma atitude necessária para vivermos bem”.

Com   a oração de São Francisco os carismáticos foram convidados a cantar a oração como compromisso de serem instrumentos da paz. Na sequência da programação do encontro, Carlos César falou sobre a temática da unidade interna do Movimento. Ele lembrou a todos que é importante preservar a unidade no amor.

Refletindo a palavra em Atos dos Apóstolos 1. 12-15, partilhou ainda que “é preciso viver o natural com Deus, ter intimidade filial. A vida de oração pessoal nos leva a este estado, como filhos, não devemos pensar que o Senhor age apenas nos momentos em que consideramos sobrenatural. O Senhor nos faz promessas, mas não temos ficado em sentinela”, ressaltou. Temos que ter sede de Deus, mas não é sede porque temos problemas e dificuldades, e sim porque reconhecemos que necessitamos Dele todos os dias. 

O domingo do EEF também foi marcado com momentos de oração e formação, além da presença viva de Jesus Eucarístico na Santa Missa. O encontro terminou com a divulgação dos projetos institucionais da Renovação Carismática Católica e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Mais detalhes sobre este marco para a RCC do Piauí você confere no blog oficial do eventoe peloFacebook da RCC Piauí. Acesse e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.