De 4 a 6 de abril, a RCC do Rio de Janeiro viveu grandes momentos de formação e aprofundamento espiritual entre lideranças de Ministérios e Grupos de Oração, com a realização do Encontro Estadual de Formação, ocorrido na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Duque de Caxias (Feuduc). Da criança ao adulto, todos puderam experimentar a graça de Deus e receber orientações de seus coordenadores, de instâncias estaduais e nacionais.

Além do Encontro Estadual de Formação, o evento se organizou em momentos distintos para as lideranças do Ministério para Crianças e líderes do Ministério de Formação.

O ensino para os evangelizadores de crianças foi conduzido pela coordenadora nacional, Hyde Flávia, que falou sobre os frutos do Ministério e orou por todos os carismáticos no encontro: “Temos um Deus que colocou os pequeninos no colo, e o batismo no Espírito Santo é a única solução para toda miséria que o mundo vive”, partilhou a coordenadora.

Como participante do encontro, a coordenadora do Ministério na diocese de Nova Iguaçu, Fabiana de Fátima, descreve a importância do serviço no Grupo de Oração: alt“O Ministério para Crianças muitas vezes não aparece, isto principalmente nos nossos Grupos de Oração. É preciso que as crianças se apresentem ao final dos nossos grupos. Não precisa ser toda semana, porém o coordenador do Grupo precisa abrir um espaço para que elas possam mostrar que também sabem orar. Isto pode ser feito de diversas formas, com a oração do Pai Nosso, Ave Maria ou Credo, com gestos, pois a criança ora também com o próprio corpo, além de peças teatrais e músicas próprias para crianças. Assim com certeza estaremos promovendo não só as crianças, mas Deus através delas”.

A juventude também foi bem orientada com os direcionamentos do coordenador nacional do Ministério Jovem, Fernando Gomes. Ele motivou os jovens a viverem o chamado em Deus e apoiou os coordenadores e núcleos do Ministério Jovem presentes no EEF. Os participantes louvaram a Deus pela vida do coordenador nacional, por sua acolhida e carinho. Juntos, foram motivados pela moção: “É tempo de colheita no estado do Rio de Janeiro! Levanta juventude santa”.

O ensino para os membros do Ministério de formação foi aplicado pela equipe estadual do Ministério para mais de 70 pessoas, de todas as dioceses e vicariatos do Rio de Janeiro. Entre os assuntos abordados estão os tipos de formandos, o formador segundo o coração de Deus, roteirização (como preparar um ensino), a utilização de dinâmicas e o planejamento estratégico, tático e operacional da formação na RCC, seguindo os pilares estabelecidos pelo Conselho Nacional.

altSegundo a coordenadora estadual do Ministério, Elizabeth Rogério, a oficina utilizou uma metodologia que atualiza a forma de aplicar o ensino pelo Ministério. “A formação na RCC não deve ser encarada como participar de uma sala de aula, mas um lugar de experiência com Deus”, afirmou a responsável pelo evento.

Eles também puderam elaborar um ensino específico sobre a construção da Sede Nacional da RCC Brasil. O documento visa a aplicação em três cenários distintos: aos membros do Grupo de Oração, a coordenadores e lideranças do Movimento e a pessoas que não conhecem a Renovação Carismática Católica.

O encontro também contou com a celebração da santa missa presidida por Pe. Gleuson Gomes, que se dirigiu aos participantes, convidando-os a uma vida nova: “Deus quer abrir os sepulcros de nossos corações, que muita das vezes, já está cheirando mal pela marca do pecado. Abra seu coração ao Senhor! Abra o sepulcro, abra à vida! Deixe o médico dos médicos cuidar de sua história”.

O presidente do Conselho Estadual da RCC RJ, Ricardo Emílio de Souza, também marcou presença no encontro e deixou sua mensagem aos participantes: “O verdadeiro ministério produz fruto de perdão”, enfatizou o coordenador em sua pregação que também convidou os presentes a se entregarem ao chamado de Deus, ensinando alguns passos: “É preciso renúncia e conversão, para que tenhamos sempre o poder de Cristo manifestado em nossas vidas”, partilhou.

A cobertura de fotos e outros detalhes do Encontro Estadual de Formadores do Rio de Janeiro podem ser vistas na página do Facebook do Movimento no Rio e também no site.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.