O Encontro Estadual de Jovens (EEJ) da Renovação Carismática Católica de Santa Catarina foi sediado pela Diocese cidade de Chapecó, na própria cidade, que acolheu mais de 700 jovens em casas de famílias, ginásio e igreja.

As caravanas saíram de suas dioceses, em sua maioria, na sexta-feira, 17, chegando ao evento na madrugada de sábado. Contudo, a Missa de Abertura foi celebrada na noite da sexta-feira, com as equipes de serviços e sentinelas de Chapecó e regiões/dioceses mais próximas.

Os jovens foram recebidos na manhã de sábado, com toda a organização de suas bagagens, crachás, muita música e muitos sorrisos de boas-vindas. A expectativa era grande e seus olhos estavam desejosos de viver aquele fim de semana em profunda experiência com Deus. A programação contou com momentos de vivência fraterna e descontração, momentos de palestras e pregação da palavra, missa diária, oração e escuta, muitas fotos, sorrisos, muita alegria e demais momentos recheados da bondade e do carinho de Deus.

Igor Andrade, coordenador do Ministério Jovem de Mato Grosso do Sul, Adriano Mendes, coordenador estadual da RCC SC, Padre Elinton, da Comunidade Bethânia, André de Oliveira, coordenador estadual do Ministério Jovem RCC SC e o Ministério Voz Amiga, da RCC Criciúma, estiveram conduzindo o encontro, partilhando da Palavra de Deus e promovendo a interação dos jovens, com presença expressiva das dez dioceses do estado.

altO chamado a assumir o posto de Sentinela da Manhã foi enfatizado no encontro. Quando o então Papa João Paulo II conclamou os jovens a serem Sentinelas da Manhã, partilhou Igor Andrade, ele se dirigiu a todos os jovens do mundo que estavam com ele na Jornada Mundial da Juventude. “É um programa de vida, vai muito além das instâncias pastorais da Igreja. Passa pela vida acadêmica, pelos relacionamentos, pela vocação, mercado de trabalho, e os jovens que não estão inseridos no contexto da RCC, também podem buscar essa experiência”, destacou. Conforme Igor, o “projeto de vida” de ser um Sentinela da Manhã é a linguagem mais difundida dentro da RCC Jovem, em todas as instâncias, desde os Grupos de Oração.

Também, a valorização da vida foi muito destacada, pois vemos o mundo descaracterizando jovens, em sua autenticidade e essência de ser pertença de Deus, o tempo todo. Quantas mortes, depressões, vícios, doenças espirituais e tantos outros problemas. “Estamos vivendo um momento final, decisivo. Precisamos anunciar de forma criativa e ousada o nome de Jesus. Enquanto sufocamos em nós a parresia, avança uma cultura de morte”, disse Igor.

altO pregador insistiu na ideia de que a juventude é chamada à missão, porque tem uma visão ampla, enxerga à frente de seu tempo. “Deus trocou teu nome, agora você é um Sentinela. Amplia a visão, Sentinela, que a missão vai avançar. Amplia a visão, porque a Igreja vai avançar. A nós, jovens, o Senhor confiou a história da Igreja. Deus nos chamou para os desafios deste tempo, para as conquistas de agora. Vivemos um tempo favorável, um tempo novo para a Igreja”, proclamou.

Andrade trouxe a passagem bíblica de Deuteronômio 11, 11 – 14, parafraseou Santo Agostinho que dizia que a “a cada nova missão que Deus nos confia, Dele recebemos uma nova unção”. “Você foi uma semente no solo que Deus preparou, tornou fértil e, agora, você é uma planta. Somos a geração do cumprimento da promessa. Geração do ‘Vai ser, e vai ser agora’”, enfatizou, fazendo referência à leitura do antigo testamento.

Ao final de domingo, depois de tantas experiências com Deus para confirmar tudo aquilo que fora experimentado nas partilhas e pregações, os jovens estavam com os corações transbordando da alegria do Espírito, de unção, renovação e coragem para anunciar o amor Deus.

Para saber mais informações sobre o evento e conferir a galeria de fotos, acesse: rccsc.com.br/estadualdejovens

Por Ministério de Comunicação RCC SC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.