Seminaristas das cinco regiões do país se reuniram de 11 a 15/01, em Macaíba, na arquidiocese de Natal (RN) para a 36º edição do RENASEM- Retiro Nacional de Seminaristas. O Encontro, intitulado RENASEM do Avivamento, foi uma oportunidade para que seminaristas de praticamente todos os estados do Brasil, unidos pela espiritualidade carismática, experimentassem a graça de pentecostes na vida e vocação de cada um.

Nos últimos anos, cada RENASEM aborda um tema diferente. Em 2014 foi trabalhado a Cruz, em 2015 aconteceu o RENASEM da Ressurreição e agora, em 2016, o RENASEM do Avivamento. Segundo o coordenador nacional do Ministério para Seminaristas, Thaisson Santarem, o Encontro foi o cumprimento de promessas que Deus já havia preparado ao Ministério: “Tivemos essa experiência de viver a paixão de Jesus, ressurreição e o pentecostes, que de fato foi o cumprimento das promessas do Senhor. Tudo o que nos foi indicado por Deus, desde o ano passado, sobre o retiro desse ano foi cumprido na fidelidade do Senhor”, partilha o coordenador.

Além dos 236 participantes, sendo 209 seminaristas e 27 padres, o Retiro contou com a presença de Pe. Michel Freitas, da diocese de Petrópolis (RJ);  Dom Alberto Taveira, diretor espiritual encontro; Dom Dominique, bispo da diocese da Santíssima Conceição da Araguaia (PA), Katia Roldi Zavaris, Presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática do Brasil e de Dom Jaime Vieira Rocha, bispo da Arquidiocese de Natal, que celebrou a Missa de Encerramento do Encontro na Catedral Metropolitana.

Na programação houve vários momentos como pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento e Santas Missas, além disso, o RENASEM 2016 foi marcado pelas atividades missionárias dos padres e seminaristas participantes do Retiro que foram para Missão em três paróquias nos bairros Mãe Luíza, Soledade e na cidade de Arez: “O Senhor prometia que esse avivamento aconteceria em todo o estado do Rio Grande do Norte e iria alcançar não só o clero, mas as famílias também. Depois na última pregação do RENASEM da Ressurreição (2015), Dom Azcona falava pra nós que não há pentecostes sem missão e não há missão sem pentecostes. Tivemos o entendimento de Deus que era necessário fazermos uma missão e que ela iria alcançar as famílias também”, contou Thaisson, coordenador do Ministério para Seminaristas; “e o Senhor foi muito fiel porque as graças foram alcançadas, foram lançadas no coração de muitas famílias que foram resgatadas, não por nós, mas pela ação de Deus em nós”, completou.

O RENASEM 2017 já está marcado! Será de 9 a 13 de janeiro do próximo ano, com o título “RENASEM do Júbilo”, que vai acontecer em Vitória, no estado do Espírito Santo, conforme anunciado pela Presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática do Brasil durante o Retiro desse ano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.