Seminaristas e vocacionados de diversas dioceses mineiras estão reunidos no centro oeste do estado, na diocese de Oliveira, para mais uma edição do RENASEM, que nesse ano meditará sobre a unidade. A 26ª edição do evento no estado iniciou nesta segunda-feira (07), na cidade de Perdões com a Santa Missa presidida por Dom Miguel Ângelo.

A programação iniciou com uma homenagem ao seminarista Luis Gustavo Eccel da Arquidiocese de Florianópolis, que faleceu durante um acidente na ocasião do RENASEM nacional em Palmas (TO) no início deste ano. Foi um momento de intercessão pela sua família e pelos demais seminaristas em todo o país.

Durante a homilia, Dom Miguel destacou a importância de silenciar-se. “Nada melhor que começarmos um retiro com uma leitura que fala sobre a importância do deserto. Esse retiro é uma oportunidade para silenciar e escutar a voz de Deus”, esclareceu.

Lucas Carvalho, presidente do conselho da RCC Oliveira, acolheu os seminaristas e partilhou que há tempos que a diocese está na intercessão pelo evento, pedindo a Deus que suscite “inúmeros sacerdotes batizados no Espírito Santo”. O mesmo sentimento possui o seminarista Geraldo Magela, coordenador do Ministério dos Seminaristas na diocese de Oliveira: “estamos preparando esse encontro desde 2013 na expectativa de muitas bênçãos serem derramadas”.

Para o RENASEM 2014, foram inscritos 44 seminaristas de dez dioceses, duas novas comunidades e uma congregação religiosa, que foram acolhidos com amor pelo coordenador estadual do RENASEM MG, Eduardo Pereira de Araújo da Arquidiocese de Belo Horizonte: “sejam bem vindos que esse retiro faça a diferença em sua vocação”.

Seminaristas, apóstolos da efusão do Espírito Santo

altO segundo dia (08) do encontro foi marcado pela meditação do bispo diocesano Dom Miguel Angelo. O convite foi para escutar a voz do Senhor que fala ao coração. Sua explanação começou com perguntas: Porque estou no seminário? Quais são as motivações que me levam a buscar o sacerdócio? Incentivando sempre silêncio interior, o bispo convidou os seminaristas e vocacionados a “entrar no coração de Deus” com oração e sinceridade.

Em seu ensinamento, Dom Miguel partilhou um trecho da Liturgia das Horas propício para explicar que o Espírito Santo é caridade em nós. Diz a leitura: “Oh Santo te pedimos que os laços do Espírito prendem a vós, calando as vozes da carne que clama em nós”. De acordo com o bispo, o seminarista deve seguir o exemplo de Cristo com humildade, amalibilidade, benevolência e, sobretudo, a caridade.

Em suas duas colocações o pregador incentivou os participantes a serem todos consagrados à oração e, sobretudo, na celebração da Santa Missa. “Devemos ser apaixonado por Jesus Eucarístico, somos chamados a sermos homens Eucarísticos”, finalizou.

O presidente do Conselho da RCC Oliveira também participou do RENASEM apresentando a história da RCC e os direcionamentos para 2014, com o tema “Conservar a unidade pelo vínculo da paz” (Ef 4,3). O coordenador destacou que aqueles que fizeram a experiência fundante da RCC nos Estados Unidos permanecerem fieis à Igreja, tal qual “os apóstolos nas catacumbas” sempre impulsionados à unidade pela força do Paráclito. Lucas esclareceu que “o Espírito une, congrega, faz Eclésia, ou seja, faz Igreja” e convidou os seminaristas a abrirem os corações para uma profunda experiência com Deus transformando-os em apóstolos da efusão do Espírito Santo.

Fonte: Ministério de Comunicação RCC Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.