“Reunidos num só corpo pela força da cruz” foi o tema de muitos dos Retiros de Carnaval da RCC promovidos em todo o Brasil neste ano de 2014. Nesta moção da unidade, são incontáveis as graças derramadas pelo Espírito Santo neste tempo em que pessoas de todas as idades se retiram da festa pagã para estar próximo de Deus.

Assim aconteceu na diocese de Criciúma/SC com a realização de três retiros de carnaval. Com a presença de mais de mil jovens, foi realizada a 18ª edição do retiro Vinde e Vede com o tema “Reunidos num só corpo pela força da cruz”. O evento que ocorreu no centro de eventos José Ijair Conti, contou com a animação do ministério de música Corpo e Sangue e das Irmãs Adoradoras da Misericórdia de Cocal do Sul, além da pregação de Paulinho Soares, da arquidiocese de Cuiabá. Participaram também das pregações o casal Lidiane e Roberto da arquidiocese de Florianópolis, Gilmar Mazinho, o coordenador do Ministério Jovem da diocese de Criciúma, Douglas Pierre, e a coordenadora da RCC Criciúma, Luciana Neves. 

Realizado também em Criciúma, o retiro Obra Nova recebeu cerca de 250 jovens no colégio Cedup Abílio Paulo. O encontro foi animado pelos ministérios Mensageiros da Fé e Unção Divina. Já a pregação ficou por conta também de Gilmar Mazinho, Ir. Sônia, Darlan, Maikel Ronqui, Pe. Claudio Peters, Moisés, Pe. José Francisco da Silva e do seminarista Gabriel Dalmolin.

Na cidade vizinha em Sombrio, o retiro Alegra-te envolveu em média 200 jovens refletindo também o tema nacional “Reunidos num só corpo pela força da cruz”. A edição 2014 do retiro contou com a animação do ministério de música Renascidos em Cristo e com a pregação de Reginaldo Motta, Lucas Perucchi, Caio, Darlan e Mazinho, todos da diocese de Criciúma.

“É maravilhoso perceber que cada vez mais as pessoas estão buscando uma nova forma de viver este tempo de carnaval, principalmente buscando os retiros, tanto para jovens como também para adultos. Nos sentimos agraciados por Deus em poder realizar tantos retiros que proporcionam essa experiência profunda com o Senhor”, finaliza o secretário geral da RCC Criciúma Diego Vieira.

altTambém no sul do país, na diocese de Santa Cruz do Sul/RS, aconteceu, em Vera Cruz, o tradicional Acampamento de Carnaval com a Mãe de Deus. No encontro, que neste ano chegou a sua 23ª edição, os jovens foram desafiados a viver uma experiência profunda com o amor do Deus.

A cidade de Vera Cruz acolheu jovens de Lajeado, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Pantano Grande, Rio Pardo, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Cruz Alta, Santa Maria e outras cidades da diocese e região. Os jovens participaram de atividades como gincana, pregações, orações, adoração, show de talentos, partilhas, missas e em todos estes momentos foram convidados a experimentar a Graça de Deus através de um aprofundamento espiritual e do batismo no Espírito Santo.

O acampamento contou, ainda, com a presença do bispo diocesano, Dom Canísio Klaus, que celebrou uma missa com os jovens no domingo pela manhã. Os padres Recieri Concolato, assessor do Setor Juventude Diocesano, e Milton Lunardi, diretor Espiritual da RCC Santa Cruz do Sul, também estiveram presentes nas celebrações eucarísticas que aconteceram diariamente durante o acampamento.

altO acampamento é uma ocasião em que muitos laços são firmados e novas amizades nascem, onde jovens de lugares diferentes, oriundos de realidades distintas, trocam o carnaval de rua por uma experiência com Deus capaz de transformar vidas.

Na arquidiocese de Aparecida/SP, o Rebanhão 2014 foi marcado pela unidade. Pela primeira vez em anos, foi realizado um único evento em toda a diocese para que, reunidos pela força da cruz, pudesse ser feita uma grande festa cristã durante o período do carnaval.

O encontro que aconteceu no Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida, mesmo local do ENF 2014, trabalhou diversos temas relacionados à unidade em suas pregações. Além dos pregadores da diocese, estiveram presentes o coordenador nacional do Ministério Jovem, Fernando Gomes, o moderador da Comunidade Javé Nissi, Tácito Coutinho (Tatá), e o professor Felipe Aquino.

Momentos forte de oração, batismo no Espírito Santo, e profundos momentos de oração permearam todo o retiro que recebeu além dos carismáticos e membros da Arquidiocese de Aparecida, diversos romeiros que visitavam o Santuário Nacional. As crianças também tiveram um espaço especial organizado pelo Ministério para as Crianças, desfrutando de uma evangelização dinâmica, com brincadeiras, pregações e celebração eucarística.

altTambém marcaram presença mais de 300 jovens, entre servos e participantes, que acamparam em uma escola próxima ao local. Para Fabrício Ferreira, membro do Grupo de Oração para Jovens Sagrado Coração de Jesus, “ver cerca de 270 jovens se entregando pela primeira vez e vencendo todas as dificuldades do acampamento, me motiva ainda mais. Me ensina a perseverar e a seguir em frente!”.

Depois de todas as bênçãos derramadas, é hora de continuar a caminhar e atentar-se aos frutos produzidos neste tempo fértil de retiros. “Realmente o Rebanhão 2014 inaugura uma nova história para a RCC de nossa Arquidiocese. Nós somos do Céu e não da terra! Louvo a Deus por aqueles que creem nessa verdade e rezo por aqueles que não creem. Convido a todos a terem suas mãos bem abertas e o coração bem grande para colher todos os frutos que este Rebanhão fez nascer para nós. Alegremo-nos e exultemos, pois é Grande o Nosso Deus e rico em Misericórdia!”, exclama Salete dos Santos, presidente do Conselho Arquidiocesano da RCC Aparecida.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.