A santa missa deste sábado (28), no Encontro Nacional de Formação 2023 (ENF) foi presidida por Dom Orani Tempesta, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e concelebrada por Dom José Aparecido, assessor eclesiástico da RCCBRASIL e bispo auxiliar de Brasília. Também estavam presentes religiosos e diáconos do Movimento.

Dom Orani inicia a homilia meditando sobre o evangelho (Mc 4,35-41) e dá enfoque após a narrativa falar que Jesus acalmou as águas e os ventos, e perguntou aos apóstolos sobre a falta de fé. Diante desse questionamento, o bispo exorta que somos chamados a despertar, proposta apresentada pelo tema do ENF 2023:  “Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará!”(Ef. 5, 14b).

Na sequência, o pregador fala sobre a primeira leitura, a Carta aos Hebreus (Hb 11,1-2.8-19), que apresenta muitos exemplos de homens de fé. Segundo ele, a esses podemos acrescentar que na história da Igreja foi pela fé que tantos homens e mulheres entregaram a suas vidas no martírio, nas missões, em uma consagração total a Deus. É por ela também, que muitos casais viveram um matrimônio santo, geraram filhos para Deus. E acrescentou, “É por ela que muitos de vocês viajaram de todas regiões do país para estarem aqui”.

Recordando a vida de São Tomás de Aquino, toda sua obra e testemunho, Dom Orani afirma: “Ele é santo não porque escreveu tratados teológicos. Mas porque viveu uma de comunhão com Cristo, uma vida de santidade”. E continua, lembrando as palavras do Papa Bento XVI que é de joelhos no chão que nutrimos uma vida de fé. Com isso, disse da importância dos membros da RCC estarem no ENF, buscando formação e nutrindo sua espiritualidade e intimidade com o Senhor.

O bispo diz que inspirados na Carta aos Hebreus, somos chamados a pedir o dom da fé, e a graça de dar passos concretos para que nesse tempo que nós temos de vida possamos contagiar mais pessoas, apresentando a luz divina.

“Precisamos passar para o outro lado da margem, mesmo com os desafios, as agitações das águas e os ventos fortes”, exortou Dom Orani. Ele lembra que é importante não se deixar desanimar pelas adversidades, dando a impressão que a barca vai afundar, mas isso não irá acontecer porque Jesus está conosco e não nos deixará perecer.

 

alt

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.