A santa missa do segundo dia do Encontro Nacional de Formação 2023 (ENF), foi celebrada por Dom Dimas Lara Barbosa, Arquidiocese de Campo Grande (MS), e com concelebrada por Dom José Aparecido, assessor eclesiástico da RCCBRASIL e bispo auxiliar de Brasília. Também estavam presentes diáconos e religiosos membros do Movimento.

Dom Dimas começou sua fala dando destaque às três missões da Renovação Carismática trazidos na noite de ontem por Dom José, na homilia da celebração. Essa tríplice é apontada pelo Papa Francisco: Adoração a Deus, Batismo no Espírito Santo e cuidado com os pobres.

Segundo Dom Dimas, todos já devem saber que a Renovação Carismática Católica cresceu e se fortaleceu pelas experiências de oração, que foram pregadas por todos os locais. Contudo, o tempo fez com que elas ficassem de lado. “Se o Papa confia a Renovação como primeira  missão de adorar a Deus, não convém pressupor que o nosso povo já saiba orar”, exortou. É preciso ensinar o povo de Deus a rezar e estar em intimidade com o Senhor. Na missão que o Papa confia, de adorar a Deus, é preciso incluir o ensino da adoração, em sua mais pura essência, em espírito e em verdade.

O bispo também recordou as memórias de São Tito e São Timóteo, bispos da Igreja, celebradas hoje pela Igreja. Deu destaque a um pequeno trecho da segunda leitura:

“Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Lóide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos” ( 2 TM 1,4-6). 

Diante dessa passagem, diz o pregador, é preciso recordar que o Papa confia à Renovação a missão de espalhar o Batismo no Espírito. Também afirma que  não é tão simples explicar a relação do Batismo no Espírito Santo, o Batismo sacramental e o Crisma. Segundo ele, no sacramento recebemos o Espírito Santo, no Crisma o clamamos como Dom, e no Batismo no Espírito Santo vemos Sua efervescência, que a muito tempo é testemunhada pela RCC. “Todo o dia o Senhor quer nos renovar, embora cada vez mais nós tenhamos clareza que o Batismo no Espírito Santo, não é um novo Batismo, como se o outro não tivesse sido válido. Mas sabemos que no Batismo (sacramental) recebemos tudo como em semente, os outros sacramentos o aperfeiçoam”, disse.

O pregador recorda que é preciso orar ao Deus da messe, porque ela é grande e os operários são poucos. Diz que nesta passagem, é feita alusão a Igreja que vai multiplicando os seus ministérios, porque além dos doze agora Jesus envia 72, conforme o evangelho do dia mostra, e os envia de dois em dois para irem por todos os lugares. “Carismático que se preze foi feito para missões impossíveis”, exorta.

Para concluir, o bispo medita sobre a terceira missão confiada pelo Papa Francisco à RCC: ir ao encontro dos pobres. Recorda o ensinamento de São João Paulo II e diz que é preciso descobrir as novas formas de pobreza. “Existem pessoas que se encontram em grande sofrimento, que esperam que espera que alguém ore por elas e com elas”, concluiu.

 

alt

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.