O Congresso Nacional da RCCBRASIL recebeu o na noite desta sexta-feira (08), Dom Roberto Lopes OSB, do Rio de Janeiro, postulador da causa do Servo de Deus Guido Schäffer. A Santa Missa foi presidida por Dom Alberto Taveira, assessor eclesiástico da RCCBRASIL.
Durante a homilia, feita por Dom Roberto, o padre abordou a necessidade da oração e do chamado urgente à santidade, citando como exemplo a perseguição dos cristãos nos últimos anos. Falando sobre santidade, ele destacou a importância do tempo dedicado a oração e a Palavra de Deus, reforçando o quanto é necessário voltar sempre ao primeiro amor.
O padre fez uma relação da liturgia do dia, citando o texto da leitura de Oséias , onde o povo atento ao Senhor recebe a promessa que voltará a sentar-se a sombra do Senhor (cf. Os 14,8), com o texto do livro do Gênesis, em que Abrãao com sua fidelidade soube acolher a vontade de Deus e vivia sempre na Sua presença.
Durante a homilia o abade contou sobre a vida de Guido Schäffer, convidando os carismáticos presentes a buscarem a santidade. Guido era carioca, médico, gostava de futebol e de surfar nas praias do Rio de Janeiro. Ingressou no Seminário anos antes de falecer no dia 1º maio de 2009. O sacerdote destacou a inclinação do médico em ajudar o próximo através de seu trabalho: “Guido sempre teve um olhar de compaixão e misericórdia para os outros”.
Dom Roberto contou que na Jornada Mundial da Juventude, teve o privilégio de ver os pais de Chiara Luce Badano (jovem beata italiana) se encontrando com os pais de Guido Schäffer. O padre partilhou que nessa convesa os pais dos dois candidatos aos altares testemunharam a santidade dos filhos no cotidiano, evangelizando nos atos comuns da vida.
Desde os 16 anos de idade, Guido surfarva com seu irmão e amigo, e consigo levava as marcas de sua santidade. “Guido sempre tinha no bolso da bermuda aquela metralhadora que é importante nós usarmos: o terço”. O abade salientou que Guido usava constantemente a Palavra de Deus e o santo terço. Da mesma forma, ele encorajou os participantes do Congresso Nacional a buscarem na Bíblia e em Maria as forças necessárias para a vivência da santidade.
Dom Roberto falou sobre a presença de Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comundade Canção Nova, na vida do jovem médico, partilhando que o Monsenhor teve uma participação muito especial no discernimento da vocação sacerdotal de Guido, “Monsenhor Jonas soube modelar o coração de Guido, que na sua inquietude não sabia para onde ir”.
No final da celebração, Katia Roldi Zavaris, presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil, agradeceu a presença de Dom Roberto e o presenteou com uma imagem de Nossa Senhora de Pentecostes.