Cada um de nós tem uma história e de repente aqui estamos nós, cada um por um caminho veio e hoje estamos todos juntos guiados pelo Espírito de Deus.

O coro de músicos adoradores ressoou por todo o Rincão do Meu Senhor no início da homilia da Santa Missa que deu abertura ao Congresso Nacional de Músicos Adoradores, nesta sexta-feira (14), em Cachoeira Paulista/SP. A Celebração Eucarística foi presidida por Pe. Delton Filho, de Goiás, e concelebrada pelos sacerdotes Pe. Nilso Motta, de São Paulo, e Pe. Lenício Nascimento, de Tocantins.

Após clamar a presença do Espírito Santo, Pe. Delton iniciou dizendo que a nomenclatura “Músicos Adoradores” combina perfeitamente com a identidade do servo do Ministério de Música e Artes.

Meditando o Evangelho do dia, o sacerdote disse que o músico adorador deve seguir o exemplo de Noé: ser amigo de Deus. “Noé decidiu obedecer a Deus, foi firme. Disseram que ele estava louco, mas ele optou por obedecer ao Senhor. Quem segue a Deus precisa ter zelo e certo ciúme pela obediência à Palavra de Deus”, afirmou o padre.

Prosseguindo nas palavras de Jesus que recordou o personagem do Antigo Testamento, o presidente da celebração relembrou que na passagem do dilúvio, “todos aqueles que comiam, bebiam e se davam em casamento morreram, mas a família de Noé sobreviveu. Essa precisa ser a primeira característica do músico adorador, salvar a própria família”. Neste momento, os participantes foram conduzidos a orar por suas famílias.

altOutro personagem citado por Jesus e que Pe. Delton aprofundou sua história foi Lot, sobrinho de Abraão. Notando que não havia espaço suficiente para si e Abraão na mesma terra, Lot confrontou Abraão. Diante desta atitude, o profeta deixou seu sobrinho escolher para quais terras desejava ir, prometendo ir sentido contrário.

“A primeira lição que aprendemos com isso é: precisamos aprender a viver em comunidade. Lot não soube conviver com Abraão. Nós precisamos estar em conexão com os irmãos de ministério, com a paróquia. Ser adorador me faz viver em comunhão”, exclamou o sacerdote.

A segunda lição citada por Pe. Delton foi não olhar as aparências. “Lot escolheu a região de Sodoma e Gomorra, escolheu pelas aparências, mas eram as cidades que Deus ia destruir”, explicou continuando a dizer que Abraão intercedeu pelo sobrinho e sua família, então Deus os retirou de lá.

“Aprendemos a terceira lição quando a família de Lot está saindo da cidade que está sendo destruída e Deus dá a ordem: ‘não olhem pra trás’, mas a mulher de Lot olhou e virou estátua de sal. A terceira lição é: não olhar pra trás. Quem coloca a mão no arado, não pode olhar pra trás”, exortou.

Finalizando sua meditação sobre o Evangelho, Pe. Delton chamou a atenção para a importância da oração e adoração, fatores indispensáveis para que o músico adorador tenha as características de Noé e evite os pecados de Lot. “Que Deus derrame neste Congresso uma porção dobrada do Espírito Santo que gere em vocês um profundo gosto pela oração”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.