A missa do terceiro dia do Encontro Nacional de Formação 2023 (ENF) foi presidida por Dom Moacir Arantes, bispo de Barreiras (BA) e concelebrada por Dom José Aparecido, assessor eclesiástico da RCCBRASIL e bispo auxiliar de Brasília, assim como por diversos sacerdotes membros do Movimento. Estavam presentes também religiosos e diáconos.

Dom Moacir iniciou a homilia meditando sobre o evangelho, e afirmando que esta palavra apresenta o modo como o Reino de Deus acontece, sendo para despertar a segurança em cada pessoa, de que às vezes o silêncio, um tempo que parece árido, não é sinal da ausência de Deus e nem de sua ação. “Porque o semeador que lança a semente durante um tempo nada vê, até que a semente desponte sobre a terra”, disse.

Segundo o bispo, poderíamos pensar que o Reino de Deus sendo inaugurado por Jesus Cristo, acontece à medida que nós vamos acolhendo a semente do Verbo que nos é dada. Permitimos que essas sementes cresçam e gerem a vida divina à medida que nós participamos da vida que Deus desejou, desse modo começa a se desenvolver o Reino de Deus em nós. “Nós vamos crescendo como árvores em busca da estatura de Cristo. Ele começa em nós, e a  partir de nós começa também a acontecer na sociedade. Essa é a nossa grande responsabilidade”, destaca.

O pregador exorta que não entremos no caminho de sermos filhos e filhas de Deus, seus instrumentos e seus colaboradores para desistimos. “Dificuldades e intempéries as árvores sofrem, assim como sofre a vida cristã”, disse. “Eu fico imaginando nesta palavra aquela sementinha do Reino de Deus, a menor de todas, a mostarda, que vai pela graça de Deus crescendo e florescendo. Fico pensando, naquela semente da filiação divina que foi plantada em nós pelo Batismo e que foi sonhada por Deus já no começo da nossa fecundação, que também deve ir crescendo e florescendo, na infância, na juventude, na maturidade. Cada um de nós é chamado a participar do Reino de Deus, se tornando também, onde estivermos, em nossos ambientes, o sinal desse Reino”, partilha.

Para concluir, Dom Moacir explica que Jesus não compara o Reino do Céus com algo estático, mas sim com algo dinâmico, que cresce e se renova a todo tempo. “Parar, jamais, estacionar, nunca, mas sempre buscar, colaborando com a graça que Deus nos dá, nos formar e nos fortalecer para sermos o que o Senhor pensou para nós”, afirma.

Ao fim da celebração, Vinicius Simões, presidente da RCCBRASIL agradeceu a presença de Padre Vagner Ferreira, presidente da Fundação João Paulo II e membro da Comunidade Canção Nova, e Gilberto Gomes, fundador da Obra de Maria.

alt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.