A noite dessa terça-feira (14) foi marcada pela segunda live da Semana “Levanta-te, vai e anuncia-lhes”. Com o tema “Igreja, um oásis de misericórdia”, a secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Luciana Neves, refletiu sobre a misericórdia, a obediência e o serviço a Deus. 
A transmissão foi conduzida pela coordenadora nacional do Ministério de Comunicação Social, Winara Sales. Ela iniciou relembrando a primeira live da Semana que contou com a presença de Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL e autor do livro “Levanta-te, vai a Nínive e anuncia-lhes o que te ordeno” cujo conteúdo é a temática central deste evento online.
Após momento de animação e louvor ministrado por Lucivan Assis, coordenador nacional do Ministério de Música e Artes, Luciana iniciou a pregação da noite. Ela explicou que refletiria em sua fala os capítulos 2, 4 e 5 do livro estudado.
Eterna é a sua misericórdia
Segundo a pregadora, o primeiro ponto a se destacar do capítulo 2 do livro é a menção à Bula “Rosto da Misericórdia” de Papa Francisco, documento que apresenta as quatro características da misericórdia de Deus, citadas a seguir:
– A misericórdia é sempre atenta: “Deus conhece até os nossos suspiros mais íntimos, no nosso secreto”, destacou Luciana que prosseguiu dizendo que “o Senhor é atento às nossas necessidades, ninguém está abandonado à própria sorte (…) Estamos debaixo do olhar misericordioso do Senhor que está sempre atento”.
– A misericórdia de Deus é incansável: “Ela não desiste de nós, não desiste de nos salvar, buscar, abraçar. Porque Deus é incansável, Ele não se cansa. Ele não dorme”, afirmou a pregadora. 
– A misericórdia de Deus é fiel: Retomando o livro de Jonas – texto bíblico assunto do livro estudado – Luciana refletiu que mesmo o profeta desobedecendo a Deus, indo a Társis ao invés de Nínive, quando Jonas dá a Deus uma pequena oportunidade, Ele está atento e faz sua obra acontecer.
– A misericórdia de Deus é instantânea: “Porque Deus age de forma instantânea nas necessidades mais urgentes”, ressaltou a pregadora que citou a passagem de Lucas 15,8, parábola da dracma perdida. “Todos nós somos alvo da misericórdia de Deus. O povo de Nínive era alvo da misericórdia de Deus. Ele não esqueceu os ninivitas e também não nos esqueceu”, destacou. 
“Portanto, nos aproximemos da Misericórdia de Deus. Rasguemos nosso coração no oásis da Misericórdia de Deus que é a Igreja, (…) que nos abraça, nos acolhe e vem ao encontro de nossas necessidades; nos dá a graça dos Sacramentos, o Sacramento da Penitência, da Reconciliação, de participar do banquete do altar, que é a Eucaristia; de participar das práticas espirituais lucrando com as indulgências que a Igreja nos proporciona”, concluiu. 
“Quem experimenta a obediência, alcança o favor da misericórdia”
Já refletindo o capítulo 4, a secretária geral do Conselho da RCCBRASIL destacou a importância e necessidade da obediência a Deus. 
Segundo ela, a ordem de Deus foi bem clara a Jonas: levanta-te, vai a Nínive e proclama o oráculo a eles, no entanto “Jonas não obedeceu a ordem do Senhor. Tratava-se de uma ordem urgente. Quando Deus nos pede algo é porque há uma necessidade”.
“Aqui aprendemos uma grande lição”, prosseguiu. “Não basta sermos religiosos, servos do Grupo de Oração e até conhecermos, porque Jonas conhecia muito das coisas que eram do Senhor, tanto que foi chamado para ser profeta. Não basta sermos servos, é necessário ouvirmos e obedecer a vontade de Deus”.
Luciana chamou atenção ainda que quando se desobedece a Deus, quem está “conosco no barco, pode afundar”. E exortou aos líderes que se desobedecerem a Deus, toda a comunidade que lideram pode perecer. Em contrapartida, ela destacou que quando Jonas obedeceu a Deus, “ele alcançou a misericórdia e os ninivitas também (…). Se não houvesse quem não anunciasse na obediência, uma cidade inteira poderia se perder. Se nós anunciarmos com obediência uma cidade inteira pode se salvar, um GO inteiro, o mundo todo pode se salvar”. 
A obediência frutifica em missão
Para Luciana, Deus passa a confiar serviços e missões à pessoa que lhe é obediente. Diante disso, ela evidenciou que o capítulo 5 do livro estudado lista as quatro dimensões do serviço a Deus:
– Dimensão relacional: “é a dimensão do face a face com Deus, de quem adora, de quem sente saudade de Deus (…). Quanto mais eu estou com o Senhor, mais eu me pareço com Ele”, explicou a pregadora. 
– Dimensão esponsal: Luciana destacou que Deus sempre faz uma aliança com quem Ele chama, como fez com Noé e Abraão, por exemplo. “Jonas não se lembrou da aliança no primeiro momento (…). Ele demonstrou uma imaturidade diante da aliança com Deus. É preciso estar atento à maturação da sua aliança com o Senhor”. 
– Dimensão salvífica: “servir a Deus significa contribuir com Deus para a salvação”, destacou Luciana já rogando ao Espírito Santo que “nos ajude a entender esse serviço de salvação de almas. Aquilo que é mais precioso ao Senhor, Ele confiou a nós”.
– Dimensão mandamental: partindo do grande mandamento “amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado”, Luciana destacou que o amor e a compaixão devem acompanhar o servo de Deus. “Trata-se do próprio amor de Deus, que recebemos no Batismo no Espírito Santo, que transborda em nós e alcança os irmãos”, finalizou.
Após a pregação, Luciana conduziu um momento de oração pedido a Deus que “nos levante desse sono profundo, assim como Jonas naquele porão daquele navio, ele só dormia porque queria se esconder. Que o teu Espírito Santo nos levante de todo o abatimento, ilumine nossas almas e faça-nos homens e mulheres santos”.
Ao final da live, Winara Sales conduziu um momento de perguntas e respostas fazendo a interação entre Luciana e os internautas.
:: Adquira o livro “Levanta-te, vai a Nínive e anuncia-lhes o que te ordeno”
Assista à live na íntegra em nosso canal do youtube:
{youtube}OyUtBBPWjjY{/youtube}
Semana Levanta-te, vai e anuncia-lhes
A Semana acontece de 13 a 16 de março de 2023, às 20h, ao vivo no YouTube da RCCBRASIL. Serão dias para aprofundar o Plano de Ação para o próximo triênio da RCCBRASIL (2023-2025), a partir do livro escrito por Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL: “Levanta-te, vai a Nínive e anuncia-lhes o que te ordeno”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.