Com o tema “Grupo de Oração, é chegada a hora de se levantar, ir e anunciar”, a sequência de lives transmitida pelo canal da RCCBRASIL no YouTube se encerrou na noite de ontem (16). Por meio de dicas práticas, Daiana Rehbein, coordenadora nacional da Comissão de Formação, e Vinícius Simões, presidente do Conselho Nacional, deram importantes orientações para o povo carismático.
A última noite da Semana Levanta-te, vai e anuncia-lhes contou também com a presença de Daniele Almeida, coordenadora nacional da Comissão de Comunicação, e Lucivan Assis, coordenador nacional do Ministério de Música e Artes.
Após animado momento de louvor, Vinícius iniciou sua fala com um resumo sobre os assuntos tratados nos outros três dias de live. Retomando a figura e história do profeta Jonas, relembrou os temas abordados até então: “Levanta-te, vai e anuncia-lhes”; “Igreja, um oásis de misericórdia” e “O nome de Deus é misericórdia”.
Em seguida, Daniele Almeida passou a conduzir uma entrevista com Daiana e Vinícius a partir do tema da noite, retirado do livro alvo dos estudos da Semana: “Levanta-te, vai a Nínive e anuncia-lhes o que te ordeno”.
O Grupo de Oração e a moção deste triênio
Segundo Daiana Rehbein, o primeiro passo para que os Grupos de Oração coloquem em prática a moção, proposta para o próximo triênio (2023-2025), é acolher esta inspiração com alegria. “Quando Deus fala “levanta”, o primeiro verbo, Ele quer nos colocar de pé, que estejamos acordados (…). Meu Grupo de Oração só estará pronto para a missão, quando a sua liderança, e servos, estiver levantada pela graça de Deus”, acrescentou.
Vinícius Simões, então, prosseguiu pedindo que cada servo de Grupo de Oração estude o livro, pois nele contém o Plano Pastoral para a RCCBRASIL e destacou alegremente que tem visto Grupos de Oração pelo país realizando noites e tardes de estudos em cima da publicação.
“O núcleo do Grupo de Oração é o primeiro a se perguntar: ‘em que, no Grupo de Oração, precisamos nos levantar”? É preciso fazer um diagnóstico real, um mapeamento real de tudo o que precisa ser levantado”. (…) Esses três verbos evocam um grande diagnóstico que os servos do Senhor precisam fazer a nível pessoal e no Grupo de Oração”, ressaltou.
A misericórdia nos Grupos de Oração
Em relação à prática da misericórdia nos Grupos de Oração, Daiana relembrou as palavras de Papa Francisco: “Onde houver um cristão, qualquer pessoa precisa encontrar um oásis de misericórdia” e acrescentou: “Assim precisam ser nossos Grupos de Oração. Os irmãos que entram em nossos Grupos precisam vivenciar essa graça, assim como um dia nós fomos alcançados pela graça da misericórdia”.
Daiana também frisou a importância de não julgar o próximo: “As pessoas vêm ao Grupo de Oração para serem amadas e não julgadas. Então, nossa missão no Grupo de Oração é amar. O coração cheio do Espírito Santo vai transbordar amor, vai acolher. (…) Grupo de Oração não é lugar de julgamento, de brigas, de competição (…), mas lugar de acolhida, de amor, de fraternidade, assim como eram as primeiras comunidades cristãs, eram reconhecidas pelo amor”.
Conversão e missão
O presidente do Conselho Nacional enfatizou também a necessidade da conversão a exemplo de Jonas. Vinícius explicou que a alegoria bíblica do grande peixe significa, na verdade, o retiro espiritual de conversão do profeta, em que ele se encontra com as “misérias presentes em seu coração”. Mas que, por outro lado, após esse processo, nasce outro Jonas. Um homem obediente a Deus e que reconhece sua misericórdia.
“A Igreja nos ensina que conversão é uma resposta livre do homem ao amor de Deus. (…) Que todos nós possamos viver esses três dias e três noites dentro dessa baleia, que é a baleia da nossa conversão, para que aí Deus seja tudo em nós”, disse Vinícius.
Daiana, por sua vez, trouxe dicas de como, então, colocar em prática a moção nos Grupos de Oração: “Servir ao Senhor requer saída, sair do comodismo, da preguiça, a gente precisa se consumir, como a gente sempre canta. Mas precisamos arregaçar as mangas porque ainda há muitas almas que precisam conhecer Jesus. (…) Há ações que não exigem muitos recursos. Por que não ir às casas evangelizar? A exemplo do ‘Jesus no Litoral’, fazer o ‘Jesus na casa dos servos’, na comunidade; tarde de louvor, Jesus nas praças; começando pelas nossas famílias, as famílias dos servos”.
“Nós precisamos ir porque muitos já não têm nem forças para ir. Estão machucados, feridos, como o samaritano que estava jogado na rua. (…) Pense! É nossa responsabilidade! Aquele que está caído não conseguirá se levantar sozinho”, concluiu. 
Diante da proposta missionária, Vinícius salientou que toda a Igreja é chamada a duas dimensões da missão: 
– Ad intra: “a Igreja precisa continuamente se reevangelizar (…), porque, não raro, nós esquecemos a Boa Nova da salvação. O Grupo de Oração precisa ter uma pregação semanal no poder do Espírito Santo, acompanhada de sinais e prodígios”.
– Ad extra: “o Grupo de Oração precisa sempre estar em chave missionária. Ninguém pode se dar por satisfeito por ter cem pessoas no Grupo de Oração. (…) Não, não podemos nos acomodar!”, exortou exprimindo o pedido: “que cada membro de Grupo de Oração se sinta instigado a evangelizar lá fora no mundo para levar as pessoas ao Grupo de Oração”.
“Essas duas dimensões são fundamentais aos Grupos de Oração”, finalizou.
Ao final da transmissão, Daniele Almeida direcionou perguntas dos internautas aos convidados da noite. Em seguida, Vinícius conduziu um momento de oração louvando a Deus pela Semana “Levanta-te” e pedindo que Deus torne os carismáticos dóceis à Sua vontade.
Para encerrar, foram feitos importantes convites para os próximos eventos da RCCBRASIL. Para ficar por dentro e assistir à live na íntegra, dê o play no vídeo abaixo:
{youtube}JLNQTNp9lXg{/youtube}

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.