A missa de encerramento do Encontro Nacional de Formação para Coordenadores e Ministérios (ENF) foi presidida por Dom Alberto Taveira, assessor eclesiástico da RCCBRASIL no Centro de Evangelização da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). Foi concelebrada pela presença de Dom José Luís Azcona (OAR), Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, arquidiocese de Brasília, Dom Derek John Christopher Byrne (SPS), Dom Roberto Lopes(OSB), do Rio de Janeiro, postulador da causa do Servo de Deus Guido Schäffer entre outros sacerdotes e diáconos do Movimento.

Segundo Dom Alberto a Sagrada Escritura tem várias maneiras para falar de pentecostes, e lembrar daquele vento impetuoso que pairou sobre as águas, tudo isso remete sobre Jesus, aquele que deu o Espírito Santo e tornando-se homem deixou se possuir da boa-nova. Hoje no Evangelho (Lc 3,15-16.21-22) o olhar se volta para o ungido do Pai, o batismo de Jesus no rio Jordão, tudo para compreender que Ele foi enviado para trazer a salvação.

O Bispo fez uma reflexão sobre tudo que foi vivido nesses dias de ENF, convidando todos para proclamar Jesus como Senhor e Rei, Aquele que envia para a missão. Na oração do Credo é dito: “Desceu do céu e se encarnou pelo Espírito Santo”, hoje o evangelho narra Jesus descendo no rio Jordão para santificar as águas, e da mesma maneira, Ele desce até o fundo da situação humana sem rejeitar a ninguém. Ele entrou na fila dos pecadores, Ele desceu na situação de pecador e foi ao profundo abismo da vida para dar a salvação. “E propõe viver hoje este mistério de descida e subida para resgatá-lo à comunhão com a Santíssima Trindade”, reforçou.

“Somos convidados a louvar pela dignidade de ser filho de Deus,porque Ele desceu na minha história e me resgatou. A RCC não é proprietária do Espírito Santo e todos nós fomos ungidos nessa missa como apóstolos do Espírito Santo. Peçamos uma nova efusão para ser corajosos e viver o apostolado da efusão do Espírito Santo”, motivou Dom Alberto.

Concluindo, foi anunciado que o próximo ENF será nos dias 22 a 26 de janeiro de 2020 na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.