No início dos anos 80, Pe. Eduardo Dougherty,sj, e a Produtora Associação do Senhor Jesus criaram o primeiro programa Católico da TV Brasileira, o “Anunciamos Jesus”. Posteriormente vieram outras produções e a TV Século 21. A primeira transmissão foi em 11 de julho de 1999, e desde então a emissora alcança público e seguidores nos quatro cantos do país.

“Nós da TV Século 21 gostamos, amamos o povo brasileiro. Queremos levar educação e a boa notícia para todos. A Televisão é um meio de comunicação maravilhoso. Nossos estúdios são grandes fábricas de conteúdo, vídeos sob demanda e, além de TV, temos ainda a internet; realizamos educação a distância com vídeos sob demanda, escolas virtuais… eu louvo e agradeço a Deus pelos 15 anos da TV”, destaca o Idealizador da TV Século 21, Pe. Eduardo Dougherty,sj.

Parte dessa história também foi construída por Joventina Tecilla, a Ir. Luiza, presidente da Associação do Senhor Jesus (ASJ). “Quando conseguimos este canal de televisão foi uma grande alegria, um momento de festa em que vibrei pela conquista. Com esta TV passaríamos a anunciar diariamente a boa notícia”, conta Ir. Luiza. “Sempre nos preocupamos em melhorar a TV. Renovar e inovar os programas. Ter mais informação e conteúdo para ajudar os nossos telespectadores. Nos preocupamos com a educação e formação do povo brasileiro. As pessoas precisam desta orientação, e nós queremos continuar levando estas informações sobre a formação espiritual, mas também dos direitos do cidadão”, conclui.

Pe. Eduardo acredita que a cidadania deve ser praticada por todos. “Construir uma sociedade mais justa, fraterna e apta a resolver seus próprios problemas é tarefa das pessoas que vivem nesta comunidade”, afirma. Para isso é preciso informação, educação e conhecimento dos valores éticos e morais que regem a sociedade. Por isso a ideia de “utilizar os meios de comunicação para auxiliar nesta tarefa, levando conhecimento, informação e espiritualidade a todas as pessoas, nos lugares mais longínquos do nosso país”, aponta.

altAo longo dos anos, a TV Século 21 alcançou cidadãos de Estados como Acre, Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe por meio da TV a Cabo e TV Via Satélite. Hoje, o sinal da emissora entra em mais de 25 milhões de lares pelas antenas parabólicas, em 130 cidades por sinal aberto e em mais de 100 TVs por assinatura, levando uma programação que visa formar e educar para a vida.

Com uma estrutura de cinco estúdios e mais de 200 funcionários, a TV Século 21 transmite atualmente 56 programas. Destes, a emissora é responsável pela captação, produção e edição de 46 programas, outros 10 são resultado de projetos com parceiros e colaboradores.

Para atender ao diferente público da emissora, os programas estão divididos entre Jornalismo, Entretenimento, Educativo e de Espiritualidade. Padre Eduardo Dougherty,sj, destaca que esta obra educacional e religiosa nasceu pequena, e hoje, graças aos colaboradores, se tornou uma grande Rede de produção de conteúdo destinada a educar, evangelizar e informar, operando nas mais diversas redes de comunicação, como TV, internet e revista. Todas independentes administrativamente, mas buscando a mesma finalidade.

Programação Especial 15 anos

Para celebrar esta data, a TV preparou uma programação especial com shows e, ainda, entrevistas com aqueles que fazem parte desta história. As comemorações das Bodas de Cristal da TV Século 21 tem início na quinta-feira, dia 10 de julho, com a Noite Carismática, das 19h30 às 21h00, nos estúdios da emissora.

No dia 11 de julho, toda programação da emissora será especial. Presença dos diretores da TV, apresentadores, colaboradores e artistas. Pe. Eduardo Dougherty,sj, Ir. Luiza entre outros estarão ao vivo nos programas para falar da história e contar as novidades da TV Século 21.

Com cenário especial, que trabalhará com grandes painéis de led, todos os programas serão transmitidos a partir do Auditório da emissora, trazendo surpresas para os telespectadores.

O encerramento das festividades de 15 anos da TV Século 21 será com o Terço e, em seguida, a Missa das Mãos Ensanguentadas de Jesus, presidida por Pe. Eduardo Dougherty,sj, e concelebrada pelos padres que participam dos programas da TV. A celebração terá uma mensagem especial aos funcionários, colaboradores e telespectadores da emissora. Todos telespectadores estão convidados a participar, nos estúdios da emissora, do Terço, às 18h00, e, da Missa, às 19h30, na Rua João Previtale, número 1834, Jardim Alto da Colina, Valinhos/SP.

Conheça mais dos idealizadores

Padre Eduardo Dougherty,sj, e Ir. Luiza são fundamentais para toda Obra e missão da TV Século 21. Confira um pouco da história destes que doaram seus dons a serviço da comunicação:

Padre Eduardo Dougherty,sj: sacerdote e comunicador da Boa Nova

No dia 05 de junho de 1970, aos 29 anos, Pe. Eduardo Dougherty,sj, foi ordenado sacerdote. Hoje, com mais de quatro décadas dedicada ao sacerdócio, Pe. Eduardo tem muita história para contar. De jogador de basquete e praticante de atletismo para sacerdote jesuíta. De New Orleans, nos EUA, para o Brasil. E do Brasil para o mundo.

A partir de uma profunda experiência de Deus, antes mesmo de ser ordenado, Eduardo entrou em contato com a Renovação Carismática Católica (RCC), em 1969. Mais tarde, de volta ao Brasil, ele passou a evangelizar e divulgar a RCC. O projeto de evangelização cresceu tanto que Pe. Eduardo sentiu no coração outro chamado de Deus: começar a trabalhar com os meios de comunicação.

Então, em 1981, ele fundou a Associação do Senhor Jesus (ASJ), para evangelizar através dos meios de comunicação. Com o trabalho de produção de vídeos conquistando cada vez mais espaço no Brasil e no exterior, a ASJ se firmou como meio de evangelização e promoção da paz.

Em 1998 a Fundação Século Vinte e Um recebe a concessão de um canal de televisão. No dia 11 de julho de 1999 entra no ar, então, a TV Século 21, para alegria dos idealizadores. Outro capítulo da história de Pe. Eduardo é o Anunciamos Jesus, o primeiro programa católico da TV brasileira. São mais de 30 anos de história, com estreia em 04 de Junho de 1983.

Irmã Luiza Tecilla: uma vida dedicada à evangelização

Joventina Tecilla, conhecida como Irmã Luiza, é presidente da Associação do Senhor Jesus. Pertence à Congregação das Irmãs de São José de Chambéry, desde os 17 anos, e sempre se dedicou ao carisma da congregação: cuidar dos pobres, asilos, orfanatos e colégios femininos. Dedicou sua vida à religiosidade com a vocação para evangelizar e levar a palavra de Deus para várias partes do país. 

Junto do padre Eduardo Dougherty,sj, é uma das pioneiras do movimento da Renovação Carismática no Brasil e uma das fundadoras da Associação do Senhor Jesus e da TV Século 21.

Com mais de 50 anos de vida religiosa, Irmã Luiza leva diariamente sua palavra a milhares de pessoas por meio dos programas da TV dos quais participa. Incansável, ela atende munícipes, responde cartas e mobiliza quem está por perto para ajudar a quem precisa, sejam elas famílias carentes ou instituições solidárias.

 

Fonte: RS21

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.