A Renovação Carismática Católica dos cinco continentes se reuniu em Uganda, na África, durante duas semanas para o Encontro Mundial da Família Carismática.  Na última semana, o Portal da RCCBRASIL iniciou uma série com testemunhos de brasileiros que estiveram presentes nesses dias de bênçãos e avivamento da fé.

Conheça agora o testemunho de Julia Parizzi, do Grupo de Oração Bom Pastor, da cidade de Sorriso/MT. Leia:

“Sempre tive um desejo muito forte em meu coração por missões, mas confesso que nunca imaginei que minha primeira experiência missionária cruzaria o oceano e, menos ainda, que seria na África, Uganda, na cidade de Mbarara, local este que concentra um alto índice de pobreza, alto grau de mortalidade, onde mortes de crianças são muito comuns; sem energia, sem água tratada nem saneamento básico, pessoas vítimas da injustiça social. E foi diante de tudo isso que o mover do Espírito Santo sensibilizou o meu coração, e pulsou dentro dele um único sentimento, “Amor”. Amor de doação, amor ao próximo, um amor que foi além do meu próprio eu.

Na primeira semana em Uganda, participamos do Encontro Mundial da Família Carismática Católica, que teve como Tema: “E todos ficaram cheios do Espírito Santo” (Atos 2-4).  A experiência vivida nesse congresso pra mim foi um reavivamento da minha Fé, da minha esperança, de sonhos que estavam adormecidos em meu coração, de respostas que estavam sendo buscadas e foram encontradas, da certeza que Deus está no controle de tudo em minha vida. O Espírito Santo transbordou em meu coração de uma forma inexplicável, que por mais que eu tente encontrar palavras para descrever eu não encontro. Uma experiência impactante vivida através de um sentimento de pureza, cheio de essência e de um amor verdadeiro que só é encontrado em Deus.

Mas a maior experiência da minha vida, ainda estava por vir.

altMbarara, na Comunidade de Mwizi, local este, onde juntamente com o vocacionado Padre Emmanuel Tusiime e através da RCC, foram enviadas as primeiras missionárias brasileiras, Fabiany e Rita, que através de seu amor, de sua vivencia em prol do outro, são usadas como instrumentos para levar o amor de Jesus ao coração dessas pessoas.

Diante de uma realidade bastante impactante, em meio à pobreza, doenças, e tantas outras situações que me deparei, ali age Deus. Achei que ir à África, seria ir com a intenção de levar o amor de Deus, mas quem me mostrou o verdadeiro amor de Deus foram eles!

Amor através da fé de um povo que não tem nada e ao mesmo tempo tem tudo em Deus; amor nas coisas mais simples, afinal as coisas de Deus são simples. Amor num olhar, num abraço, no brilho dos olhos daquelas crianças, amor na forma como fui acolhida e amada por esse povo.

Crianças que caminham quilômetros de pés descalços para poder estudar numa escola, com uma estrutura mínima, salas de aula de chão batido, sem janelas, mas com um imenso sorriso e com muito desejo de querer aprender, de querer acreditar em algo melhor, de manter viva uma chama de esperança para a sua vida.

Questionei-me ao me deparar com aquela “falta de tudo”, o quão miserável eu sou! Percebi que é a mim que faltava tudo! Falta fé, falta doação e amor ao meu irmão, falta agradecimento e gratidão.

Um povo alegre e de coração grato, independente de todas as dificuldades que eles passem, passam sempre com um sorriso no rosto. Pessoas que refletem a imagem de Jesus, pessoas que transformaram a minha vida, que me ensinaram o que é estender a mão e o que é enxergar além dos meus desejos.

altE acima de tudo, as missões só fazem sentido se levarmos para a nossa vida concreta, se nos ajudar a sermos melhores, no nosso dia-a-dia, com nossas famílias, amigos e desconhecidos. Só faz sentido se aprendermos a fixar o olhar como Jesus olharia no meu lugar. Se o ser humano soubesse a dimensão real da vida, carregaria um ao outro na palma da mão.

Uganda é amor, é mais uma porta aberta que Deus coloca diante de nós, é um povo escolhido e separado por Deus e a RCC do Brasil está possibilitando para esse povo uma nova esperança, está buscando amenizar o sofrimento dessas famílias, de crianças abandonadas através da educação, auxílio, cuidado, através do Projeto Kareebi e acima de tudo, através do Amor.

As pessoas tem sede do Amor de Deus só é preciso que se disponha a mostrá-lo. O sustento deste novo desafio está em nossas mãos, precisamos abrir nosso coração, precisamos enxergar além de nós mesmo e cuidar daqueles que precisam da gente.

Pessoas como eu, como você, através dos projetos da Renovação Carismática Católica, com nossas orações, nosso comprometimento, nosso Sim sempre fiel, podemos testemunhar que é possível transformar realidades por piores que sejam. Se vivermos a unidade, a entrega, sendo pessoas que não ficam com o coração fechado em si mesmo, isso é Pentecostes, isso é viver como Jesus ensinou, isso é ser Cristão!

E que tudo isso comece por mim, que o Amor a Deus e ao próximo seja um amor maior, maior que eu e que tudo que me prende.

Deus abençoe! Rezem pela África!”.

Saiba como colaborar com os projetos missionários da RCCBRASIL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.