“Para cumprir sua missão com responsabilidade pessoal, os leigos necessitam de uma sólida formação doutrinal, pastoral, espiritual e um adequado acompanhamento para darem testemunho de Cristo e dos valores do reino no âmbito da vida social, econômica, política e cultural” (Documento de Aparecida, 212).
Aspirar um caminho de maturidade eclesial sempre permeou os direcionamentos traçados para a Renovação Carismática Católica do Brasil. Chegamos até aqui com a certeza de que levar a RCC à qualidade de movimento maduro, ciente do seu papel na difusão do Evangelho e do lugar que ocupa no seio da Igreja por essa maneira renovada de propagá-lo, nunca deixou de fazer parte das inúmeras reuniões realizadas nas diversas instâncias da RCC em todo o país.
Não obstante a isso, quis Deus nos auxiliar neste processo de maturação. Nestes últimos tempos, foi implantada a Escola Nacional de Formação, que objetiva “formar e capacitar os membros efetivos da RCC para as coordenações, ampliando a visão ministerial e institucional sobre a RCC”. Ela surge no ímpeto de formar lideranças altamente comprometidas e despertar o chamado missionário enraizado em cada fiel.
A programação e os conteúdos são intensos. Firmada nos pilares da formação, oração, missão e vivência fraterna, podem os participantes consolidar ainda mais o seu amor a Igreja, ao Movimento e a própria missão, de forma sistemática e experiencial. Seus conteúdos são de primeira grandeza, com contornos de uma formação teológico-pastoral: abrangem aspectos da Cristologia, Pneumatologia, Sagrada Escritura, Concílio Vaticano II, Missiologia, Renovação Carismática Católica, Mariologia, Liderança, entre outros.
Contudo, o motivo maior que nos leva convocá-los a investir nesta benção que é a Escola Nacional de Formação são os frutos que ela tem produzido. Aliando teoria a prática, a Escola tem despertado ótimas lideranças que só necessitavam redescobrir o seu papel na Igreja e no mundo.
No Brasil inteiro colhemos testemunhos impressionantes de membros da RCC que, a partir da Escola, puderam traçar novos caminhos em suas coordenações e, o melhor, obtendo êxito. O Senhor confirmou também na escola coordenadores diocesanos, de Grupo de Oração, de ministérios. Nela despertou missionários para o Brasil e fora dele.
Queremos propor um caminho seguro para atingirmos aquele desejo de todo carismático: o de implantar a Cultura de Pentecostes. O sonho de ver uma nação rendida ao Senhorio de Jesus Cristo. Deus nos deu a Escola Nacional de Formação para isso.
A próxima edição da Escola Nacional de Formação para Líderes e Missionários acontece entre os dias 4 e 14 de fevereiro de 2012 em Araucária/PR, região metropolitana de Curitiba/PR. As inscrições estão abertas pelo Portal RCCBRASIL pelo valor de R$ 450,00 (inclui inscrição, hospedagem e alimentação).
Concluo dizendo que, quem vos escreve, é testemunha ocular do que esta carta expõe. De fato, o caráter sobrenatural desta escola – além da sólida formação – é fascinante e real.
Um abraço fraterno,
Lucimar Maziero
Coordenadora da Escola Nacional de Formação para Líderes e Missionários
Coordenadora Nacional do Ministério de Formação
Rita de Cássia Luiz de Sá
Primeira Turma da Escola Nacional de Formação
Coordenadora da Comissão Nacional de Formação
Missionária da RCCBRASIL