Um verdadeiro convite a vivenciar o amor de Deus nos Grupos de Oração e deixar de lado o pré-julgamento, distinção, mágoas e ressentimento. Assim foi a pregação conduzida pelo coordenador nacional do Ministério de Formação, Vinícius Simões.
Vinícius iniciou sua fala dizendo que Deus quer preparar algo novo para nossos Grupos de Oração e enfatizou a importância da vivência em unidade: “A unidade é um dos pressupostos para que Pentecostes aconteça de forma renovada e autêntica” e continuou: “Talvez o Pentecostes não aconteça porque há divisões nos núcleos e nos Grupos de Oração”.
Sua pregação foi pautada em torno de várias perguntas que levaram os participantes a pensarem sobre seus relacionamentos em seus Grupos de Oração: “A alegria do Senhor tem sido completa em seu Grupo? O seu coração está disposto à unidade? Está disposto a amar sem limites, em perdoar sempre? Como estão os relacionamentos em meu Grupo?
Em seguida ele apresenta alguns pontos importantes para promover a unidade:
– Ser promotor da unidade a partir dos nossos relacionamentos;
– Ser promotor da unidade a partir do resgate de nossa identidade da RCC nos Grupos de Oração;
– Saber viver em comunidade para deixar amar e ser amado;
– Garantir a unidade a partir de uma formação sólida.
Ele finalizou sua pregação contando uma história que se resume nas palavras abaixo: “Em um lago havia muitos cisnes. Num dado momento, começaram a se desentender e fizeram cercas de madeiras, separando cada grupo em um quadrado. Vendo isso, o Pai se entristeceu e pensou: ‘Vou derramar uma chuva forte e o nível da água vai ultrapassar o nível das cercas. E assim, os cisnes voltaram a nadar livremente”. Assim ele finalizou: “E Deus quer derramar uma chuva para encher o lago da RCCBRASIL”.
Neste momento, a presidente do Conselho estadual, Katia Zavaris foi à frente e partilhou as palavras de Maria que vieram e seu coração: “Eu estou com vocês, permaneçam fiéis. A unidade do meu filho é real e verdadeira. O Espírito do meu filho está sobre vocês. Em nome de Jesus, todas as cercas criadas neste lago estão derrubadas. Não existem mais cercas, o Senhor te dá a graça de voltar para o irmão e pedir perdão. Tome posse!”
Em seguida a música-tema do encontro foi apresentada pelo seu compositor, o coordenador nacional do Ministério de Música e Artes, Juninho Casimiro, que levou os participantes a cantaram e vivenciaram um grande momento de unidade e reavivamento.
De acordo com a coordenadora arquidiocesana de Belo Horizonte, Rosilene Ramos, o que mais lhe tocou nesta segunda pregação foi quando Vinícius falou do resgate da identidade da RCC nos Grupos de Oração: “Se de fato não vivo minha identidade, não tem como viver a comunhão com os outros irmãos”.
Para a integrante do núcleo do Ministério Jovem da diocese de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, Bruna Guedes, a falta de unidade é pretexto para alvo do inimigo: “Precisamos estar dispostos a viver o que Deus tem pra nós, estarmos unidos a Ele para não sermos atacados pelo inimigo”.
Desta forma encerrou a manhã do primeiro dia do ENF 2014, um convite à unidade, ao perdão e ao deixar-se amar.