Aconteceu no dia 07 de setembro, em Brasília (DF), a Vigília pela Nação Brasileira. Promovida pela Renovação Carismática Católica do Brasil, a Vigília consiste em um momento de oração pelo país. O evento foi iniciado às 22h de sexta-feira (06) e terminou com a Santa Missa, no dia 07, às 05h30 e contou com a participação de aproximadamente mil católicos.

O coordenador nacional do Ministério Fé e Política da RCC, Sérgio Zavaris, explicou que o evento é uma oportunidade de clamar a Deus em favor do Brasil e disse que “para o país a vigília significou um momento de resgate do povo brasileiro e um momento de reconciliação da nação brasileira com nosso Deus”.

A primeira pregação do evento foi feita por Sérgio Zavaris, quando o mesmo abordou o tema do ano da RCCBRASIL: “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo” (Rm 5, 5). Ele falou sobre a importância de nos reconhecermos filhos muito amados de Deus, mesmo diante de todos os desafios e recordou a presença do Espírito Santo de Deus que habita em cada um de nós, por causa desse amor.

Sérgio apresentou a palavra rema da vigília deste ano que foi “misericórdia” e a partir daí traçou um paralelo do amor de Deus e o nosso chamado à viver a misericórdia de Deus, tanto do pontode  vista do perdão que nos é dado, quanto do perdão que somos convidados a dar em favor do irmão que nos fere. Nisso, a realidade de intolerância e rivalidade para a discussão das pautas de interesse de nosso país tem sido um verdadeiro “cabo de guerra”, salientou ele.

O coordenador  ainda recordou o valor das orientações do papa, especialmente no momento presente que a Igreja vive, em que o Sínodo da Amazônia quer resgatar o principal patrimônio de nosso país: o povo que lá vive, ou seja, o ser humano sofrido e esquecido, que deveria ser sempre o principal motivo do engajamento político. Nesse sentido, o Senhor permitiu uma maravilhosa ligação entre o momento de pregação e a adoração que aconteceu na sequência, permitindo um profundo momento de oração e escuta do Nosso Senhor Jesus Cristo.

A segunda pregação foi feita por Paulo Mecabô, ex-presidente do Conselho Estadual da RCC do Rio Grande do Sul, que abordou o tema “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”, quando a conclusão sobre nossa maior vocação como filhos amados de Deus ganhou seu apogeu e selou os corações. A última atividade da programação foi a Santa Missa, celebrada por Dom José Aparecido, bispo auxiliar de Brasília (DF).

De acordo com o coordenador do Ministério Fé e Política, Sérgio, três momentos da programação foram especialmente marcantes; a Santa Missa a Adoração ao Santíssimo Sacramento e a procissão de velas ao redor da Catedral de Brasília. “Mas de tudo, o que ficou mais marcado no nosso coração foi o momento de desagravo pelos pecados cometidos pelo povo brasileiro contra a fé cristã.  Lembramos das passeatas e das manifestações populares que ofenderam Jesus Cristo e gratuitamente afrontaram a inocência e a fé cristã do povo brasileiro, especialmente dos mais humildes”.

 

alt alt alt

 

Todavia, muita gente que não viajou até Brasília para o evento se uniu em oração. Nesse mesmo dia, várias cidades e dioceses organizaram momentos de oração pela Nação em suas localidades. Veja imagens das atividades que ocorreram no território nacional:

 

Anápolis (GO)

alt alt

 

Belém (PA)

alt alt alt

 

Goiânia (GO)

alt alt

 

Ceará

alt

 

Diocese de Patos de Minas (MG)

alt

 

Diocese de Sete Lagoas (MG)

alt alt alt

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.