Aconteceu no dia 07 de setembro, em Brasília (DF), a Vigília pela Nação Brasileira. Promovida pela Renovação Carismática Católica do Brasil, a Vigília consiste em um momento de oração pelo país. O evento foi iniciado às 22h de sexta-feira (06) e terminou com a Santa Missa, no dia 07, às 05h30 e contou com a participação de aproximadamente mil católicos.
O coordenador nacional do Ministério Fé e Política da RCC, Sérgio Zavaris, explicou que o evento é uma oportunidade de clamar a Deus em favor do Brasil e disse que “para o país a vigília significou um momento de resgate do povo brasileiro e um momento de reconciliação da nação brasileira com nosso Deus”.
A primeira pregação do evento foi feita por Sérgio Zavaris, quando o mesmo abordou o tema do ano da RCCBRASIL: “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo” (Rm 5, 5). Ele falou sobre a importância de nos reconhecermos filhos muito amados de Deus, mesmo diante de todos os desafios e recordou a presença do Espírito Santo de Deus que habita em cada um de nós, por causa desse amor.
Sérgio apresentou a palavra rema da vigília deste ano que foi “misericórdia” e a partir daí traçou um paralelo do amor de Deus e o nosso chamado à viver a misericórdia de Deus, tanto do pontode vista do perdão que nos é dado, quanto do perdão que somos convidados a dar em favor do irmão que nos fere. Nisso, a realidade de intolerância e rivalidade para a discussão das pautas de interesse de nosso país tem sido um verdadeiro “cabo de guerra”, salientou ele.
O coordenador ainda recordou o valor das orientações do papa, especialmente no momento presente que a Igreja vive, em que o Sínodo da Amazônia quer resgatar o principal patrimônio de nosso país: o povo que lá vive, ou seja, o ser humano sofrido e esquecido, que deveria ser sempre o principal motivo do engajamento político. Nesse sentido, o Senhor permitiu uma maravilhosa ligação entre o momento de pregação e a adoração que aconteceu na sequência, permitindo um profundo momento de oração e escuta do Nosso Senhor Jesus Cristo.
A segunda pregação foi feita por Paulo Mecabô, ex-presidente do Conselho Estadual da RCC do Rio Grande do Sul, que abordou o tema “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”, quando a conclusão sobre nossa maior vocação como filhos amados de Deus ganhou seu apogeu e selou os corações. A última atividade da programação foi a Santa Missa, celebrada por Dom José Aparecido, bispo auxiliar de Brasília (DF).
De acordo com o coordenador do Ministério Fé e Política, Sérgio, três momentos da programação foram especialmente marcantes; a Santa Missa a Adoração ao Santíssimo Sacramento e a procissão de velas ao redor da Catedral de Brasília. “Mas de tudo, o que ficou mais marcado no nosso coração foi o momento de desagravo pelos pecados cometidos pelo povo brasileiro contra a fé cristã. Lembramos das passeatas e das manifestações populares que ofenderam Jesus Cristo e gratuitamente afrontaram a inocência e a fé cristã do povo brasileiro, especialmente dos mais humildes”.
Todavia, muita gente que não viajou até Brasília para o evento se uniu em oração. Nesse mesmo dia, várias cidades e dioceses organizaram momentos de oração pela Nação em suas localidades. Veja imagens das atividades que ocorreram no território nacional:
Anápolis (GO)
Belém (PA)
Goiânia (GO)
Ceará
Diocese de Patos de Minas (MG)
Diocese de Sete Lagoas (MG)