Jim Murphi, atual presidente do ICCRS, abordou a importância do coordenador do Grupo de Oração como protagonista em levar o Reino de Deus aqueles que vão aos nossos grupos. “Nós esperamos viver na Glória, não precisamos esperar até a morte para viver na Glória, nós já estamos vivemos um pouco da Glória de Deus a cada momento, o Reino de Deus já está acontecendo no meio de nós e a há poder, há unção, há cura. Uma pessoa que fica grávida muito cedo e nós falamos sobre a Glória de Deus no Céu, o que isso irá interferir na vida dela? Ou como uma pessoa que descobre que tem um câncer terminal, ou o filho nas drogas e seu coração está partido? O que isso vai acrescentar na vida dessas pessoas? E as pessoas naquele momento querem é ter suas vidas restauradas. São Tiago nos diz que devemos antes cuidar das necessidades materiais das pessoas, naqueles momentos, depois nós vamos cuidar em levar elas para o Céu”, destacou ele.

Para Jim Murph, muitas vezes quando se fala da Glória de Deus e da unção do Senhor, muitas pessoas não se sentem capazes de tocar essa Glória, elas não sabem como chegar, tocar a Glória de Deus. “Se eu não tenho certeza da minha fé, como eu vou para o Céu? Que passos que elas tem que dar para chegar na Glória eterna? Então essas pessoas recorrem a nós, elas buscam a nós para chegar ao Céu, nós somos o primeiro lugar que as pessoas tocam para chegarem ao Céu, elas recorrem a nós”, explicou.

Se fala da grande missão da RCC, da majestade de Deus, poder, como podemos conectar tudo isso com a Glória de Deus. “Eu vou ao seu Grupo de Oração e começo a questionar o cotidiano, então nós devemos ser o reino de Deus palpável na terra. Nomes, cargos e funções não significam nada, pessoas precisam que sejam tocadas, ouvidas, com compaixão nossa. Instâncias superiores não significam nada na RCC sem os coordenadores no Grupo de Oração. Eles são a RCC palpável, nos milhares grupos somos a RCC.O papel de coordenador do grupo deve tocar o Reino de Deus”, continuou o presidente do ICCRS.

Em Atos 2, São Pedro se refere a uma profecia de 400 anos antes. O profeta Joel falou do grande dia do Senhor, o poder, a graça do Senhor, a misericórdia e Joel fala de Deus derramando a si mesmo sobre o povo, Joel 3 acontecendo, extraordinário, milagroso, visita divina de Deus. E 400 anos mais tarde, São Pedro diz que tudo que Joel falou está se cumprindo. O que realmente é RCC, é muito mais que um grupo, que um Movimento, que uma organização. “É o poderoso derramamento de Deus sobre a Terra, é muito maior que nossa compreensão, é difícil entender. Deus se movendo na humanidade, está além de nossa compreensão, e nós fomos chamados a participar desse poderoso derramamento soberano de Deus sobre a terra. Nós fomos chamados para experimentar o dia da Glória do Senhor, a unção de Deus está sendo derramada sobre nós agora, tem vento e fogo de Deus descendo sobre nós agora, um momento profético, um momento de visitação divina, nós estamos nos tempos da Glória de Deus, o Espírito Santo é derramado sobre nós. O Reino de Deus está nas nossas mãos, perto de nós, mas como podemos experimentar esse reino de Deus?Em Atos 2, depois da pregação de Pedro mais de 3 mil pessoas se arrependeram e foram batizadas e se uniram as comunidades cristãs. A Glória permanece no corpo de Cristo”, detalhou Jim Murph.

E continuou: “Pense nas vezes que Deus agiu em sua vida, mas muitas vezes Deus se utilizou de outras pessoas. Deus vem em nosso socorro como uma chama de fogo, ele usa pessoas que estão ao nosso redor, a maior parte do tempo Ele age através de Seu povo, ele usa as pessoas como seus instrumentos. Nós somos os instrumentos de Deus, somos os dedos que escrevem as mensagens, o nosso coração é o coração que tomam as dores das pessoas. Atos 2 começa descrevendo o derramamento do poder de Deus e termina com o Senhor trabalhando nas Comunidades Cristãs, as duas coisas caminhas juntas, o inesperado e misterioso Deus age também através de cada um de nós, do trabalho, da organização. Nós somos o povo que tornam o Reino de Deus real, através de nós a Glória de Deus é tocada, nós somos como as vestes de Cristo onde elas tocam e são curadas. Tudo isso para levá-las aos Céu, primeiro no dia a dia, podemos fazer as duas coisas”.

A forma com a qual se serve ao Senhor vai mover centenas de milhares de pessoas, Deus concedeu uma grande honra mais ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. São Paulo diz a Timóteo, faça seu trabalho com bastante atenção, não desista, não desanime, cuide de você e cuide do povo e ao fazer isso, vocês e o povo serão salvos. “Eu desejo o que São Paulo desejou a São Timóteo; que Deus conceda sabedoria para que saibamos quando deixar a torrente e quando represar a água, e nós somos as pessoas que elas tocam para encontrar a Deus. Vamos ajudar as pessoas em suas necessidades, e vamos levá-las todas para o Céu, somo parte de Palavra Profética de Deus, com essa benção vem uma grande responsabilidade e ele nos dá condições de realizar isso, levem as pessoas para casa, para o Céu”, finalizou o pregador.

Discernimento e perfil do coordenador

Em um segundo momento do workshop para coordenadores, o coordenador nacional do Ministério de Formação, Claudio Steula, falou sobre ‘O dom do discernimento para o coordenador’.

Na RCC, o coordenador de um Grupo de Oração ou de uma diocese precisa, com frequência, tomar decisões e fazer escolhas. Para que estas decisões sejam acertadas, Deus concede o Dom do Discernimento dos Espíritos. Este dom permite perceber se uma moção ou uma sugestão provém do Espírito de Deus, do espírito do homem ou do espírito maligno. Além disso, segundo o Frei Raniero Cantalamesa,o Espírito Santo nos ajuda,através deste dom, a discernir a vontade de Deus no nosso cotidiano.

Na coordenação de um Grupo de Oração, é necessário escutar o Espírito para escolher as pessoas para o núcleo, planejar as reuniões de oração, discernir quais ministérios o grupo deve ter, etc. Na coordenação de uma diocese, precisa-se de discernimento para planejar o ano seguinte, resolver conflitos, planejar eventos. Assim, a medida que o coordenador é fiel à Deus e se deixa conduzir pelo seu Espírito, ele se torna protagonista na caminhada do povo.

São Boaventura cita três fontes onde se pode encontrar a vontade de Deus: pelo dom do discernimento, na Palavra de Deus e pelos irmãos. Assim, é necessário que todos os servos do núcleo exerçam este dom para que possam efetivamente atender ao chamado de colaborar com a coordenação.

Vale, ainda, citar alguns critérios de escolhas bastante inadequados: fazer o que outros fazem; escolher pelo que é mais fácil, optar pelo que sempre foi feito; decidir fazer tudo o que é bom, sem discernir; fazer o que agrada o povo, o que enche a igreja; optar apenas pelo que o discernimento reflexivo mostra, sem ouvir o Espírito.

A medida que se deixa guiar pelo Espírito Santo e, em unidade com seu núcleo, se põe a discernir a vontade de Deus, a coordenação do Grupo de Oração passa a ser protagonista na caminhada, promovendo, cada vez mais, uma evangelização ousada e fecunda.

O workshop contou ainda com a pregação de Luiz Virgílio Néspoli, membro da Comissão Nacional de Formação da RCCBRASIL. Ele falou sobre ‘O perfil do coordenador nas Sagradas Escrituras’. Apontando alguns personagens bíblicos inspiradores, ele frisou a importância de saber dialogar, superar conflitos e enfrentar outros desafios. O formador destacou também a paternidade e autoridade do coordenador.

Clique aqui para conferir todas as fotos do ENF 2018! 

Clique aqui para assistir às pregações no Youtube!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.