Durante o Encontro Nacional de Formação, o Ministério Cristo Sacerdote se reuniu para seu momento de formação e espiritualidade. Estiveram presentes aproximadamente 200 Ministros Ordenados (Diáconos, Sacerdotes e Bispos).

Há algum tempo, o ministério tem trabalhado suas atividades fundamentadas no tripé: Fraternidade Sacerdotal, Formação Teológica e Missão. Na parte da manhã, os dois primeiros eixos foram trabalhados pelo Bispo da Diocese de Palmares/PE, Dom Henrique Soares. Ao expor sua formação teológica, o ele partiu da experiência da espiritualidade monástica para como amor à Sagrada Escritura, para alimentar o desejo de Deus e o amor a Jesus. Esse momento foi partilhado com o Ministério para os Seminaristas.

Logo em seguida, foi aberto um período para perguntas e respostas. Na parte da tarde, trabalhando o eixo Missão, foram desenvolvidas três atividades: A primeira delas foi a formação dada pelo padre João Marcelo dos Santos, da Paróquia São Francisco de Assis e diretor espiritual da RCC no estado do Espírito Santo. Ele abordou a Identidade Presbiteral: Natureza e missão dos Ministros Ordenados na Renovação Carismática.

Em seguida, padre Alberto Gambarini, pároco do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres de Itapecerica da Serra/SP, fez uma reflexão sobre a importância do Batismo no Espírito Santo e conduziu um belíssimo momento de oração para pedir a graça da efusão do Espírito Santo.

Para encerrar as atividades do workshop, padre Cláudio Peters, diretor espiritual e coordenador do Ministério Cristo Sacerdote no Estado de Santa Catarina, fez uma partilha acerca da importância e vivência da fraternidade sacerdotal.

Padre Edinei Reis, da Arquidiocese de Palmas/TO, partilhou  sua experiência no workshop: “Foi um momento em que pude revisitar de forma espiritual aquilo que aprendi na sala de aula e aprender a ler, de maneira íntima e profunda, aquilo que cotidianamente toco, no exercício de meu sacerdócio, e que, devido aos problemas, correrias, exigências, acabo por negligenciar, ou simplesmente parar à margem do que posso alcançar através de minha doação e serviço”, finalizou.

Clique aqui para conferir todas as fotos do ENF 2018! 

Clique aqui para assistir às pregações no Youtube! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.