O workshop do Ministério de Comunicação Social reuniu cerca de 200 comunicadores durante toda a sexta-feira, dia 26 de janeiro. Foi um dia de oração, formação e novidades aos participantes.

Jersey Simon, coordenador nacional do Ministério de Comunicação Social, iniciou com a pregação ‘Ampliando a visão sobre a Comunicação’. Jersey comentou sobre a comunicação ser um ministério novo em comparação com os demais, mas que desempenha um serviço específico dentro do Movimento, ou seja, há um chamado a servir. O ministério é chamado a gerar unidade e evangelizar através dos meios de comunicação.

Jersey ressaltou sobre a comunicação ser um serviço que existe dentro do Grupo de Oração, portanto tem como missão “Evangelizar como ardor missionário para tornar o Espírito Santo conhecido e amado”. O trabalho dos comunicadores como também promotores na evangelização, vai além do pensamento anterior de serem apenas ‘fazedores de coisas’ e passam a ser responsáveis por levar o nome de Jesus além das fronteiras já conhecidas. O coordenador observa sobre o cuidado de fazer com que a mensagem chegue a todas as almas, dentro ou fora do Movimento. Preocupar-se com o ‘para quem’ é a mensagem. Preocupando-se então com a oração, o Senhor mostrará o ‘como’ fazer para atingir aos corações.

A segunda formação foi ministrada por Giancarlo Souza, membro do núcleo estadual e responsável pela Equipe de Formação do ministério. Ele ressaltou a importância e necessidade da formação aos comunicadores. São chamados a ser discípulos (aprendem) e apóstolos (ensinam ao povo) do Senhor. É preciso propagar conteúdos que gerem unidade e que levem o povo a desejar conhecer Jesus.

Giancarlo repassou alguns detalhes sobre a formação no Módulo Querigmático, Básico e específico do Ministério. Foram informadas também algumas novidades: lançamento de cursos EAD para a Comunicação e também sobre os assuntos que serão tratados na Escola Nacional de Comunicação (ENACOM) 2019. Lançamento de Manuais Formativos sobre Gestão de Mídias Sociais, Produção e Divulgação de Eventos, Assessoria de Imprensa e Gestão de Crises, Materiais Gráficos e uso da marca. Além disso, a divulgação do Congresso Online #CompartilhaAí entre os dias 07 e 08 de abril no valor de R$10,00 com inscrições até dia 15/03 no site www.congressosonlinerccbrasil.com. E por último o lançamento do site https://rccbrasil.org.br/comunicacao um portal de Comunicação destinado a todos aqueles que desejam informação do Movimento.

Na parte da tarde, aconteceu um Bate-papo sobre Fake News com a mediação de Fabíola Goulart e participação de Adriana Ferreira, professora da Faculdade Canção Nova e coordenadora da Rádio e TV Canção Nova, e BrunoMaffi, jornalista, especialista em Comunicação Organizacional, Assessor da RCC Paraná e escritor.

No dia 24 de janeiro, foi divulgada por ocasião do 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais a mensagem do Papa Francisco aos comunicadores de todo o mundo. O tema é: “A verdade vos tornará livres (Jo 8,32). Fake News e jornalismo de paz”, alertando para o perigo das notícias falsas e se dedicando à importância da verdade. O antídoto para as Fake News não são estratégias, mas as pessoas. Nós temos como obrigação combater notícias falsas. Como reconhecer e combater uma fake news? É preciso estar cheio do Espírito Santo e desconfiar de informações e suas fontes; além de não multiplicar e dar ibope àquilo que não é bom.

Como último momento no workshop, Gustavo Huguenin, designer e social media, trouxe aos comunicadores orientações de como gerenciar as redes sociais. Ele alertou sobre a necessidade de alguns pontos de reflexão: conhecer a equipe de trabalho, organização e planejamento, definir missão nas redes, conhecer bem os canais de comunicação, conhecer o público, aprender sobre as ferramentas, definir conteúdo e ações a serem trabalhados durante as campanhas.

 

Clique aqui para conferir todas as fotos do ENF 2018! 

Clique aqui para assistir às pregações no Youtube! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.