Para o ENF 2018, o Ministério de Fé e Política programou realizar o lançamento do Curso de Doutrina Social da Igreja com ênfase em Ciências Políticas, com as aulas inaugurais sendo ministradas durante o workshop do ministério.

Trata-se de um curso de extensão na modalidade à distância, resultado da parceria entre a RCCBRASIL e a PUC-Rio, com a emissão de certificado de extensão, cujo valor acadêmico é reconhecido pelo MEC e pela reputação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

O encerramento do curso está previsto para ocorrer durante o ENF de 2019, ao final do workshop do Ministério de Fé e Política, com a entrega de certificados aos presentes. A carga horária será de 250 horas, com suas atividades on-line. O corpo docente é composto pelos professores:

Assim, na manhã de sexta-feira, o workshop do Ministério de Fé e Política iniciou seus trabalhos com a Oração por Cura e Libertação, ministrada por Ironi Spuldaro, com quase 200 participantes. E logo após a oração pelo Brasil, por todos os políticos de nosso país, pelos presentes e pelos pré-candidatos ali reunidos, deu-se sequência às atividades acadêmicas do dia.

A primeira aula foi dada pelo padre André Rodrigues, com a disciplina Gênese da DSI: Fontes Remotas I, quando foi abordadoo tema das Bases Bíblicas da Doutrina Social da Igreja. Já na parte da tarde, após a oração, deu-se sequência às aulas com o professor João Cláudio Rufino, com a disciplina Princípios da Doutrina Social da Igreja, quando foram abordados os princípios da DSI e a introdução aos mesmos.

Ao final da tarde, o workshop foi encerrado com a fala do coordenador nacional do Ministério de Fé e Política, Sérgio Zavaris, sobre os direcionamentos do MFP e as questões primordiais para o ministério. Sérgio relembrou o tripé de ação do Ministério – Formação; Evangelização do Meio Público; e Eleições – e salientou a importância daquilo que deve nortear o empenho de seus membros neste ano de 2018, em que ocorrem as Eleições Gerais do Brasil.

Ele falou da necessidade de promovermos o protagonismo eleitoral do povo de Deus com vistas às eleições de 2018 e informou sobrea CARTILHA DO ELEITOR, que estará disponível no BLOG do MFP para download gratuito. Para baixar, basta acessar o endereço eletrônico: http://blog.rccbrasil.org.br/feepolitica/. Para Sérgio é fundamental que o Ministério de Fé e Política esteja mobilizado para oferecer orientações aos membros da RCC quanto a importância do voto.

Além disso, ele salientou que é preciso estimular o debate sobre as pautas que acontecem no cenário político brasileiro, pois é direito de um movimento laical como a RCC manifestar-se sobre as políticas públicas que são encaminhadas em nosso país – especialmente nos temas relativos às questões humanas e sociais. “Não se pode esquecer que os Evangelistas foram explícitos em associar a dor humana com a esperança que a fé em Jesus Cristo pode inspirar. Aliás, na história da Igreja Católica a temática dos mais fracos e dos pobres sempre esteve na centralidade do testemunho da fé. Por isso, a pauta de reformas encaminhadas no Congresso Nacional (Especialmente na Câmara dos Deputados) e as ações propostas pelo atual governo federal devem fazer parte das análises encaminhadas pelo Ministério de Fé e Política”, salientou Sérgio.

Com isso, o coordenador nacional chamou a atenção de todos para o grave momento político que o país vive e alertou sobre medidas injustas e nocivas ao povo sob o argumento de que são necessárias para a recuperação da economia. Para ele, muitas outras medidas precisariam ser tomadas antes, como o fim da corrupção e o combate à sonegação fiscal visando a verdadeira recuperação do país.

Parte da responsabilidade do Governo Federal é estabelecer a cultura para o Brasil e há muito tempo as ações governamentais tem apontado no incentivo à cultura de morte e a descrença. A cultura de morte é bem conhecida pelo apelo ao aborto e à ideologia de gênero, mas a descrença no país cresce na medida em que suas leis não têm valor no tempo, nem são seguidas por todos.

Medidas como a REFORMA DA PREVIDÊNCIA, conforme proposta atualmente,ferem gravemente o direito dos trabalhadores brasileiros, especialmente dos mais pobres. “Não há como comparar o Brasil com a Alemanha e querer estabelecer a mesma idade mínima para a realidade nacional brasileira”, lembrou Sérgio. “Seriam preciso décadas para alcançar a infraestrutura, a educação, a saúde, a segurança e automatização que o mundo do trabalho e o parque industrial alemão oferecem aos seus compatriotas para depois se falar em comparações no setor da previdência”.

Por fim, ele conclamou a todos para aprofundar nos estudos da Doutrina Social da Igreja, visando a construção de novas bases teóricas que ofereçam um olhar não extremado de esquerda, nem de direita para a solução dos problemas da nação brasileira. “A RCC tem um papel muito importante na participação da política de nosso país e não pode abdicar desta responsabilidade sob pena de incorrer no pecado de omissão”,declarou.

 

Clique aqui para conferir todas as fotos do ENF 2018! 

Clique aqui para assistir às pregações no Youtube! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.