O Workshop do MOCL iniciou-se com Oração, conduzida pela Ângela Paes (RS), membro do Núcleo do MOCL, que plenificou os corações dos participantes de muita alegria e entusiasmo, seguido da apresentação da Equipe Nacional (Núcleo e Coordenadores Estaduais do Ministério).

1ª Pregação:Que Ele cresça e eu diminua (Combate Espiritual), conduzida por Marizete Martins Nunes do Nascimento (Coordenadora Nacional do MOCL).

Pontos principais:

– Que Jesus seja tudo em mim, que Ele apareça e eu me constranja (acanhe) com a sua glória e todo o seu amor.

– Que o Senhor cresça e eu diminua para que a graça Dele transborde em mim. Precisamos entender que não somos Cristo, mas somos enviados adiante Dele

– O ministro não pode ser orgulhoso e nem vaidoso (Jo 3,27), quem tudo faz é o próprio Cristo, o ministro é mero instrumento do Senhor.

– É necessário ter consciência do combate espiritual que travamos diariamente, conforme a passagem de Efésios 6,10-20. Não é oração e sim vida em nossa vida. Temos que nos revestir da armadura de Deus.

– Ressaltou-se a importância dos sacramentos na vida do servo.

– Não descuidar do jejum; oração pessoal, inclusive o rosário; adoração; leitura da Palavra de Deus; Sacramentos (principalmente Confissão e Eucaristia).

– O ministro de cura precisa escutar a pessoa, evangelizá-la, para depois orar, conforme a inspiração do Espírito Santo.

2ª Pregação: Acompanhamento de Oração (Discernimento no processo de libertação) – conduzida por Padre João Marcelo (Vitória-ES).

Pontos principais:

– Direcionamentos relativos ao atendimento de oração.

– Importância do discernimento no processo de libertação.

– Orar por libertação não é gritar. A autoridade espiritual não é alcançada por gritos e/ou barulhos, mas pelo combate espiritual do servo.

– Cuidados essenciais ao exercer o ministério de oração por cura e libertação:

·         o ministro precisa discernir, no Espírito Santo, qual a ação do inimigo;

·         o ministro precisa entender que não é uma mágica, não temos poder. Cristo faz-nos servos para atuarmos no Ministério de Oração por Cura e Libertação para evangelizar e orar pelas pessoas;

·         ministro tem que entender que não é exorcista, somente o padre autorizado pelo Bispo pode exercer o ministério de exorcismo;

·         o perigo do satanismo dentro do ministério, têm ministros que veem a presença do maligno em tudo: dor de barriga, dor de cabeça… . Na maioria dos casos, cerca de 90% dos casos, tem a raiz no pecado;

·         cuidar da linguagem no atendimento com discernimento e sabedoria.

– O ministro precisa cuidar-se, tanto espiritualmente, quanto emocional e fisicamente.

– Maturidade espiritual é uma característica primordial para um ministro de oração por cura e libertação.

Sexta-feira (27/01/2017)

Iniciamos o segundo dia do Workshop com oração, conduzida por Baltazar Nunes (MG), membro do Núcleo Nacional do MOCL, pedindo a Efusão do Espírito Santo para aquele dia em especial.

3ª Pregação: O poder da Adoração no processo de cura e libertaçãoPadre Arthur Freitas (Goiânia-Go)

-Meditação de Apocalipse capítulo 4, versículos 1-11.

Pontos principais:

–    O céu é uma porta aberta para dar acesso a todos. Quem nos abriu a porta foi Jesus Cristo. É uma porta estreita, não com o objetivo de dificultar a passagem, mas porque cada um que passar por esta porta é único. Para passar por esta porta é preciso abrir mão dos excessos, que ainda nos prendem ao pecado.

–    No lugar em que Deus está presente deve ter adoração. Quando me coloco em adoração o trono de Deus está diante de mim.

–    João usa a figura de pedras preciosas para descrever Deus. A pedra preciosa representa algo forte e glorioso. Deus é um rei forte e glorioso.

–    Ao redor do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus, os sete Sacramentos. A adoração coloca-nos no ritmo de Deus. É por meio dos sacramentos que adoramos a Deus, precisamos da vivência plena dos sacramentos.

–    Precisamos revestir-nos da verdadeira autoridade. A autoridade não é alcançada com gritos, mas com a confiança em Deus todo poderoso.

–    O mar vítreo em volta do trono é o cinturão da verdade. Conforme a verdade se estabelece, a libertação acontece. Deus precisa de matéria válida, da verdade, para realizar a cura e o milagre.

–    A mentira é do diabo. Conduzir a pessoa atendida a encontrar e falar a sua verdade. Se preciso for conduzi-la à confissão.

–    Diante de Deus devemos ter a humildade para que o poder de Deus atue em nós. É uma luta constante para combatermos o leão, o touro e o homem carnal que estão em nossas vidas. Leão cheio de soberba, o touro transbordante de autossuficiência e o homem com as suas concupiscências.

–    A palavra de Deus em Apocalipse, no capítulo 4, relata-nos a visão de quatro animais, os quais revelam o processo de cura pelo qual passamos através da adoração. São eles:

1- Leão- Rei da selva – Diante do trono deixa de ser rei. Precisamos ser libertos do orgulho e da soberba.

2- Touro-Forte e intrépido. A firmeza do trono de Deus faz o rei se prostrar. Deus nos liberta da autossuficiência. A Eucaristia é Deus onipotente que se faz humilde.

3- Homem-  Muitas vezes é escravo de suas paixões e inconstâncias pelo pecado da concupiscência. Vencemos este pecado pela adoração. A adoração é uma escola de perseverança e autocontrole.

4- Águia- Voa alto. A adoração transforma-nos em águias. A águia em pleno voo tudo vê. Os nossos olhos precisam estar fixos no Senhor e assim alçamos voo ao encontro do nosso Deus.

–    A adoração nos liberta das futilidades do mundo, nos liberta do demônio, do mundo e de nós mesmos. Aquele que adora libera as asas e abre seus olhos, transforma-se em águia em pleno voo olhando sempre para o Senhor.

–    Como vencer a natureza escrava das paixões? O homem precisa de libertação espiritual, libertação interior e libertação externa e todas essas libertações acontecem com a adoração.

–    É necessário buscarmos a libertação em três dimensões: espiritual, da concupiscência da carne (nós mesmos) e do mundo.

–    Nós servos, ministeriados em oração por cura e libertação, também precisamos ser curados todos os dias.

–    A adoração tira-nos do campo de ação do demônio. Aquele que adora a Deus é livre. Ganha asas e seus olhos espirituais se abrem como os anjos.

–    O princípio da adoração é a caridade. Só quem ama pode adorar com eficácia.

–    O ministro de oração por cura e libertação deve ter caridade. Só quem ama tem a capacidade para ser ministro de oração por cura e libertação.

4ª Pregação:Cura Interior (Dons de Revelação: Discernimento dos Espíritos, Palavra de Ciência e Palavra de Sabedoria), conduzida por Marizete Martins Nunes do Nascimento (Goiânia-Go).

Pontos principais:

–    Precisamos cuidar do nosso físico, da nossa mente e do nosso espírito.

–    O corpo físico tem o coração físico que bate para que tenha vida, quando para, a pessoa morre. As feridas espirituais e psicológicas transbordam em forma de enfermidades e doenças físicas.

–    E nós temos o computador de bordo que é a nossa mente, registra toda nossa história, todos os nossos sentimentos, as nossas emoções, a nossa afetividade etc. Registra os traumas que, com o passar do tempo, se transformam em feridas tão grandes, que a dor transborda.

–    E nós temos um corpo espiritual que é a nossa alma, onde recebemos o sopro da vida, ali habita o espírito humano, é onde o Espírito Santo estabelece o Seu trono, o Seu templo. É o lugar onde o inimigo tenta atacar, pois ele almeja a morte espiritual dos filhos de Deus.

–    Os três dons de revelação são essenciais para orarmos pela cura interior:

1.      Discernimento dos Espíritos

2.      Palavra de Ciência

3.      Palavra de Sabedoria

–    A palavra de ciência é o diagnóstico, a Palavra de Sabedoria é o tratamento. Tudo deve ser permeado pelo Discernimento dos Espíritos.

–    Não somos somente ministros da cura física, mas também da cura interior (emocional).

–    Ninguém, incluindo os servos, está totalmente curado. O processo de cura é lento. É o processo da conversão.

–    Também as curas momentâneas resultam em salvação. Se evangelizarmos a pessoa durante o processo de cura, ainda que se afaste por algum tempo, ela voltará para o Senhor.

–    Pela oração de cura interior o Espírito Santo vai agindo na pessoa, vai iluminando a sua história vagarosamente e pelas Palavras de Ciência e de Sabedoria o Espírito Santo revela situações que a pessoa nem se lembrava mais, e quando o Senhor revela a luz divina entra naquela treva e a libertação chega. A cura interior é um processo, não ocorre instantaneamente.

–    Enfocou a Importância do perdão no processo de cura interior.

–    É importante que os ministros de oração por cura e libertação exercitem sempre a caridade. Devem amar a pessoa que está recebendo o atendimento, transmitir o amor pelo olhar, pela escuta, pela oração. Deve-se evitar pré julgamentos.

–    Ministro não pode deixar a pessoa ficar correndo atrás dele, ele é simples seta para o Senhor. A carência é alimentada pela busca das pessoas e é curada por meio da adoração ao Santíssimo Sacramento.A carência leva-nos a desejar que os outros venham atrás de nós ao invés de irem atrás de Jesus.

–    Quando o ministro prega a si próprio arranca aplausos e elogios das pessoas, quando prega Cristo, a assembleia explode em louvores a Deus.

Foi ministrada Oração por cura interior e perdão por Maria Ermínia Oliveira  e Pedro Coutinho (membros do Núcleo Nacional do MOCL).

5ª Pregação:Cura Física – conduzida por Mary Healy (EUA) (teóloga e membro da Comissão de Doutrina do ICCRS (Serviço para a Renovação Carismática Católica Internacional).

– A pregação deve vir acompanhada de sinais.

– Doze chaves para a cura:

1- Intimidade com Jesus – II Crônicas 16,9

2- Ter o coração de Deus para com aqueles que oramos.

3- Peça, procure e bata e a porta abrir-se-á.

4- Fazei tudo o que Ele vos disser.

5- Conheça sua autoridade em Cristo.

6- Corrigir, carinhosamente, as interpretações erradas que as pessoas têm sobre a cura.

7- Dar espaço ao Espírito Santo para agir.

8- Saia. Exemplo do mar morto, que não tem saída de água, por isto é morto.

9- Pedir o dom da Palavra de Ciência.

10- Testemunhar curas. Testemunhos despertam a fé.

11- Não ter receio de aprender com os outros.

12- Remover os obstáculos para a cura. Um dos maiores bloqueios é a falta de perdão.

6ª Pregação: Direcionamentos para o MOCL – momento formativo com Marizete Martins Nunes do Nascimento, coordenadora nacional do Ministério.

Marizete levantou algumas informações e direções importantes do ano de 2017 para o Ministério:

1.        Grupo de Oração é o lugar onde o povo experimenta o amor de Deus e inicia-se o processo de cura e libertação em suas vidas.

2.        O clamor por libertação continuará sendo realizado no dia 10 de cada mês, sendo necessária, também, a adesão à Mobilização Nacional de Oração por estados.

3.        Retomar as vigílias de oração (pelo menos 3 horas diante do Santíssimo), se possível à noite.

4.        Resgatar o jejum. Tirar uma refeição nas sextas-feiras. Se possível, também nas quartas-feiras.

5.        Adoração diária.

6.        É imprescindível a participação semanal dos Ministros do MOCL no Grupo de Oração.

7.        Precisamos rever nossa pertença à RCC. O MOCL não é um movimento à parte, é preciso estar sempre em unidade.

8.        Cuidar da família. O nosso primeiro chamado é para evangelizar nossa família.

9.        Ter consciência do combate diário e contínuo que nós, servos, precisamos travar.

10.    Cuidar da cura interior pessoal.

11.    Deus quer curar e libertar o seu povo. Somos seus instrumentos para que esta graça flua.

12.    O atendimento deve ocorrer a partir do Grupo de Oração. Nossa missão é cuidar primeiramente daqueles que frequentam o Grupo. O atendimento de oração é a continuidade do processo que se inicia no Grupo de Oração.

Confira a galeria de imagens completa do evento acessando rccbrasil.org.br/imagens.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.