O programa do workshop do Ministério de Pregação foi discernido conjuntamente pela coordenação nacional e coordenadores estaduais do ministério, contemplando a formação dos pregadores, as necessidades pastorais e a espiritualidade.
Com respeito à formação, houve uma pregação/ensino sobre Verbalização, o novo capítulo anexado à Apostila 2 do ministério, tema este ministrado por Leandro Rabello, coordenador estadual da Pregação no Rio de Janeiro e diretor da Escola de Líderes e Missionários. Esta pregação foi muito esclarecedora no sentido de mostrar para os pregadores os vários elementos que fazem parte da comunicação da mensagem, além da própria mensagem falada.
Ainda no aspecto formação, João Cláudio Rufino, filósofo e teólogo, mestre em Teologia Bíblica, coordenador do Grupo de Reflexão Teológica, deu uma aula de duas horas de duração sobre o livro do Apocalipse, sua estrutura e conteúdo. Na avaliação dos pregadores esta aula será de grande ajuda a todos, visto que o livro do Apocalipse é muitas vezes mal interpretado. Agora todos terão clareza e mais segurança quando solicitados a pregar temas retirados deste livro.
O terceiro tema referente à formação foi ministrado por Jim Murphy, presidente do ICCRS, Conselho Internacional da Renovação Carismática Católica. Jim Murphy é renomado pregador internacional e fez partilhas muito oportunas sobre como discernir os temas de pregação, enfatizando que o primeiro critério de discernimento é acolher o tema que é passado pela pessoa que nos convida, ou seja, submeter-se à instância de serviço constituída de autoridade, seja ela de Grupo de Oração, diocesana, estadual ou outra. Falou também sobre como estar atentos à inspiração do Espírito e valorizar a Palavra no desenvolvimento de uma pregação.
O terceiro aspecto abordado foi sobre como fazer um roteiro de pregação, sendo este último ponto muito oportuno, uma vez que na Apostila 2 do Ministério de Pregação são apresentados diferentes modos de se fazer um roteiro. Esse apresentado no workshop não está contemplado na apostila, constituindo-se, assim, um elemento a mais para ajudar os pregadores a montarem uma pregação bem estruturada.
Quanto ao aspecto pastoral, Maria Beatriz Spier Vargas, coordenadora Nacional do Ministério de Pregação, falou sobre o que constitui o serviço de Pregação da Palavra no Grupo de Oração e deu orientações sobre como aplicar as apostilas e planejar as formações do ministério a nível local.
O segundo tema quanto ao aspecto pastoral foi ministrado por Vinícius Simões, presidente do Conselho Estadual da RCC Rio de Janeiro, e antigo coordenador do Ministério Nacional de Formação. O tema por ele abordado foi Seminário de Vida no Espírito, falando sobre seu conteúdo e aplicação, uma vez que o SVE é de responsabilidade do Ministério de Pregação.
Kátia Roldi Zavaris, presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, contemplou o aspecto espiritualidade, falou sobre os rumos aos quais o Espírito tem nos conduzido neste tempo jubilar. Sua pregação encorajou os pregadores a buscarem na oração, na Palavra de Deus e na docilidade ao Espírito Santo a motivação para exercerem cada vez com mais zelo e comprometimentoeste serviço de evangelização para o qual foram chamados.
Clique aqui para conferir todas as fotos do ENF 2018!
Clique aqui para assistir às pregações no Youtube!