O Workshop do Ministério de Pregação procurou abordar o aspecto da espiritualidade, do conteúdo formativo específico do Ministério e da formação humana.

O Workshop iniciou na tarde de quinta-feira com cantos de animação e de oração conduzida por Felipe Felizardo, coordenador estadual do Ministério de Pregação da Paraíba e por Sérgio Viegas Nunes, coordenador estadual do Ministério de Pregação do Rio Grande do Sul.

Em seguida, a coordenadora nacional do Ministério, Maria Beatriz Spier Vargas, deu as boas-vindas a todos, chamando os coordenadores estaduais do Ministério de Pregação para se apresentarem e também dirigirem a todos suas palavras de acolhida.

A primeira pregação, reproduzida nos workshops de todos os Ministérios, teve como tema “Importa que Ele Cresça e Eu Diminua”.  Leandro Rabello, coordenador do Ministério de Pregação do Estado do Rio de Janeiro, ficou responsável por esta pregação.  Ela produziu um grande efeito na vida dos pregadores presentes, sendo que ao final da mesma diziam: “os pregadores da RCC do Brasil serão conhecidos por sua humildade” e “vamos propagar entre nós a cultura da humildade”. Logo após a pregação, com a condução do diácono Luís Carlos Santana e dos coordenadores estaduais do ministério, aconteceu um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Esta adoração estendeu-se por uma hora e meia, constituindo-se num momento profético durante o Workshop.

Na manhã de sexta-feira, logo após a oração da manhã, conduzida por Adriano José Mendes, coordenador estadual do Ministério de Pregação de Santa Catarina, houve um momento de direcionamento quanto ao Ministério de Pregação, apresentação das novas apostilas de formação para pregadores e da edição revisada do RCC Responde número nove, bem como de outros materiais e cursos do IEAD pertinentes ao Ministério.

A segunda pregação do workshop, por Mary Healy, presidente da Comissão de Doutrina do ICCRS, teve como tema “O Poder da Palavra de Deus”. Entre outras coisas, Mary enfatizou que a mentalidade e cultura de nossa época tendem a perverter a verdade na mente das pessoas, fazendo-as negar a fé e conduzir suas vidas por caminhos que as levam a se afastarem de Deus. A Palavra de Deus, contudo, tem o poder de purificar as mentes com a verdade e levar as pessoas pelo caminho da salvação.

A terceira pregação foi ministrada por Angelo Longhi, membro da equipe nacional. Esta pregação, cujo tema era “A Personalidade do Pregador a Serviço”, abordou a área de formação humana, apresentando os quatro tipos de agrupamentos de personalidade em seus estilos de comunicação, procurando dar ao pregador condições de encontrar, entender e potencializar seu estilo de se comunicar, bem como identificar os diferentes tipos de receptores da comunicação, ajudando-o assim, a alcançar mais eficácia em sua pregação.

Encerrando o workshop, João Cláudio Rufino, coordenador da Comissão de Reflexão Teológica da RCCBRASIL e membro da equipe nacional do Ministério de Pregação, falou sobre o tema “Pregação a partir da Análise Narrativa”, contemplando um gênero literário muito presente na Bíblia, sobretudo nos Evangelhos, o da narrativa, cuja intenção é contar uma história. A análise narrativa, portanto, possibilita a extração da mensagem de textos que contam uma história. Ao compreender este método de investigação do texto bíblico, o pregador abrirá um leque gigantesco de novas alternativas para preparar sua pregação.

Todo o Workshop do Ministério de Pregação foi orientado para dar aos pregadores melhores ferramentas a fim de conseguirem maior eficácia nas suas pregações, mas também para alimentar sua espiritualidade e renovar seu amor pela Palavra e o comprometimento com o anúncio do Evangelho, anúncio este que leva as pessoas a terem uma experiência profunda com Jesus Cristo, o Verbo do Pai, a Palavra definitiva que Deus diz à humanidade.

As palestras do Workshop do Ministério de Pregação estão disponíveis no Canal da RCCBRASIL no Youtube. Assista clicando aqui.

Confira a galeria de imagens completa do evento acessando rccbrasil.org.br/imagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.