Tendo início às 14h do dia 26/01/2017 (quinta-feira), o Workshop do Ministério de Promoção Humana (MPH), teve sua tenda totalmente preenchida por ministeriados que já atuam no Ministério e também por pessoas que estavam conhecendo o Ministério naquele momento.

Estavam presentes os coordenadores dos seguintes estados: Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Piauí, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Minas Gerais, Rondônia, Paraíba e Amazonas. A acolhida foi realizada com muita alegria pelos irmãos do Rio de Janeiro.

A primeira formaçãofoi feita pelo coordenador do MPH do Tocantins, Edivan Ricardo, com o tema: “Importa que Ele cresça e que eu diminua” (Jo 3, 22-30). Foi abordado sobre entender quem o servo é, e qual sua missão. Neste sentido, partilhou-se que é importante entender que todos são filhos amados de Deus Pai e a missão pessoal de cada um é amar e, como missão de todos, viver em comunidade. A Promoção Humana começa em mim, em tudo ter paciência… a nós o trabalho e a Jesus a glória.

A segunda formaçãofoi feita pelas coordenadoras de São Paulo, Cathia Pizzinatto, e do Rio Grande do Sul, Janaína Freitas, com o tema: O que é o Ministério de Promoção Humana? Como aplicar a apostila Acolhida e Pastoreio no Grupo de Oração? Esta apostila foi lançada no ENF 2016.  Nessa partilha foi falado que cada pessoa é uma obra de arte de Deus, Ele quer nos restaurar e somente por meio do Espírito Santo isso é possível. Todos são chamados a promover ao outro a experiência de que somos filhos amados de Deus de Pai. Fazer com que a pessoa tenha consciência de que ela é uma pessoa e não uma coisa, nisto consiste o objetivo do MPH. O Ministério de Promoção Humana trabalha com 3 frentes dentro do Grupo de Oração:

I.Acolhida: Quem é bem acolhido volta. Observação: É errado colocar servo recém chegado no MPH nesta função.

II.Pastoreio: É preciso cuidar daquele irmão que chega. Pastoreio não é invenção da RCC, a Igreja nos pede isso e nos ensina: “Apascenta minhas ovelhas”. Que ministeriado pode ficar na porta? TODOS, é a resposta. Pode até ser uma pessoa fixa, aquele irmão que reza, que tem o carisma. Ele é tão importante quanto qualquer outro servo. O pastoreio começa entre os irmãos do Núcleo de Oração

– Ex.: Cuidar do Coordenador, para depois cuidar da assembleia. Sugestões para pastorear os Grupos de Oração – Ex.: distribuição dos membros da assembleia entre os servos para serem cuidados, visitados… Serenata…

III.Obras de Misericórdia (Caridade Social): O Bom Pastor (João 10). Ser um bom pastor a modelo de Jesus Cristo. É preciso ser fiel. Saber o que as ovelhinhas precisam. É preciso amar muito a Jesus para sermos esse PASTOR a exemplo do Senhor. Conhecer a pastagem que cada ovelha precisa. Conhecer as ovelhas como Jesus nos conhece. “Maria nos ajuda nessa missão”, pois ela é o modelo humano perfeito para imitar e alcançar o que o Senhor Jesus quer de nós. Nossa Senhora é esse “molde”.

A terceira formação foi conduzida pela coordenadora do MPH do Mato Grosso, Célia Miranda com o tema “Vivência Fraterna”, fazendo referência ao tripé da RCC. Quando estou no Grupo de Oração não tenho dúvidas do Mistério salvífico de Jesus.

O Grupo de Oração se constitui de:

Vivência fraterna

No Ministério de Promoção Humana, não estamos no Grupo de Oração por causa das nossas habilidades, mas porque Deus nos constituiu lá como uma família. É importante morrer para nós, abster-nos de nós. É por meio da vivência fraterna que nos permite ter um olhar humano dentro do Grupo de Oração. Ele precisa ser o lugar onde repousa nosso coração. Ele é um hospital de almas. Os ministeriados são aqueles que criam as oportunidades.

A quarta formaçãofoi realizada pelos coordenadores do MPH do Tocantins, Edivan Ricarodo e Piauí, Maria Araguaci, que discorreram sobre o tema: Amar ao Próximo como a ti mesmo (Lc 10,27). Deus é um Deus de amor e misericórdia que nos espera. É importante entender que para amar o próximo eu preciso me amar primeiro. Você precisa se amar. É preciso entrar em si e descobrir: “onde eu não me amo ainda?”. Quem é ditador de si, é ditador dos outros, portanto, é necessária a misericórdia consigo próprio, reconhecendo suas fraquezas e buscando lutar contra elas sem se martirizar. A alegria de uma pessoa não está naquilo que consome. A alegria deve estar em Deus.

No contexto de amar o próximo, Santa Madre Tereza é um dos modelos de amor ao próximo. Para sairmos de nós mesmos é preciso amar a Deus, só assim nos tornamos verdadeiros Promotores Humanos. Este é o Ministério do amor e para o amor. O MPH é muito mais do que doar uma cesta básica, é amar o outro na sua totalidade. Dentro deste ensino o Senhor deu uma promessa para o MPH: “Uma nova primavera para os Grupos de Oração que abrirem suas portas a esse ministério”. “Preciso de um batalhão de Promotores Humanos”.

A quinta formação foi feita pela nutricionista Aline Martins, da cidade de Goiânia (GO), com o tema: Vós Sois Templo do Espírito Santo (I Cor 3, 16).Este templo não é feito de pedra e sim de vida. Templo é o lugar onde Deus deve ser honrado, adorado, louvado e servido. Buscou levar uma reflexão de como cada um tem cuidado do templo que é o seu corpo, em que cuidar do templo não significa cuidar apenas do Espírito e sim do corpo físico também. Abordou-se a visão de que o ser humano é dividido basicamente em 4 dimensões em sua vida: espiritual, física, emocional e social. Para que este esteja em equilíbrio, todas as áreas devem receber sua devida atenção com os cuidados  específicos.

Foi falado também que para aprofundarmos no cuidado com o corpo físico precisamos compreender a natureza humana. Em Mateus, capítulo 4, versículos de 2 a 4, Jesus nos mostra que a primeira tentação sofrida foi a biológica (fome). E o mundo hoje tem pregado a comida como sinônimo de felicidade e realização. Deposita-se todas as nossas emoções na comida, pois hoje a comida está sendo uma válvula de escape considerada “normal”.

Neste aspecto, Aline alertou sobre um grande pecado que hoje não está sendo advertido: a gula. Neste pecado há uma busca incessante por prazer através da comida em que a pessoa se sente dependente daquilo, se tornando viciada e gerando grandes danos negativos para sua saúde e para sua vida, principalmente impactando no seu amor próprio. Através do pecado da gula adentramos em diversos outros pecados como: luxúria, preguiça e comodismo. A Palavra de Deus nos diz em Filipenses capítulo 3, versículos 17 a 21, que através deste pecado temos a Glutonaria, que é a idolatria do ventre, quando a pessoa não come para viver e sim vive para comer.

São Tomás de Aquino nos diz que a gula possui 5 características específicas como:

Para que haja mudanças comportamentais é importante deixar-se ser tomado pela ação do Espírito Santo para que tudo o que se encontra em desordem se ordene, para que o lado emocional se equilibre, fazendo com que o racional seja mais recrutado durante as escolhas. Ao aprofundar na história de um povo, pode-se observar que todo descontrole alimentar tem raiz em uma ferida interior, sendo assim, é necessário deixar Jesus curar essas feridas para que assim todo o emocional seja reequilibrado e alimentação se ordene.

Ressaltou-se a importância das práticas espirituais que fortalecem o nosso Espírito e nossa carne como:

 

Realizou-se um momento de cura interior em que muitas curas foram profetizadas e testemunhadas.

 

Arte com a moção MPH

Foi discernido na última reunião o MPH de se trabalhar uma arte nacional para o ministério. Foi dada a moção e se construiu a imagem proposta para este tempo. Entre os tópicos que a compõe pode-se citar:

 

Próximas Etapas

Foi discernido em oração a construção de uma nova apostila do Ministério de Promoção Humana, que tem como tema provisório: Vós Sois Templo do Espírito Santo (I Cor 3, 16). Esta apostila abordará cuidados com o templo do Espírito Santo, que é o corpo humano, nas suas dimensões físicas, psicológicas, sociais e espiritual. Já foi definida uma comissão para iniciar os trabalhos de escrita. Na graça de Nosso Senhor e na efusão do Espírito Santo, haverá novidades em breve.

Confira a galeria de imagens completa do evento acessando rccbrasil.org.br/imagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.