Cerca de 600 jovens lideranças carismáticas membros do Ministério Jovem nos Grupos de Oração dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal participaram do Workshop aplicado durante o ENF2018. O momento trouxe seis temas formativos e direcionadores para a evangelização da juventude a partir dos Grupos de Oração.

A coordenadora nacional do Ministério Jovem, Daniele Almeida, realizou o primeiro momento ao apresentar a moção que norteará as ações do MJ em todo país em 2018 e 2019: “Apóstolos e guardiões da identidade” – com referência bíblica de I Timóteo 4, 12-16. “O chamado neste tempo é para a juventude que compreende o Grupo de Oração como lugar onde somos apóstolos, propagadores e guardiões da identidade carismática e podemos viver a manutenção da vida no Espírito Santo”, apresentou Daniele.

Em seguida, foram apresentados os demais eixos de trabalho no triênio 2017-2019.

 

Unidade

O tema foi abordado pelo jovem padre Alcindo Saraiva, assessor espiritual da RCC do Piauí. Ele mostrou a necessidade da vivência da Palavra de Deus como movimento ao promover a unidade com a Igreja em suas expressões e espaços como a Pastoral Juvenil e Setor Juventude, com a Corrente de Graça e com todas as instâncias de coordenação da RCC e Ministério Jovem.

 

Formação Integral

Outra presença eclesiástica importante foi o padre Antônio Ramos do Prado, mais conhecido por Pe. Toninho, atualmente assessor nacional da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB. Ele abordou sobre a importância e os principais aspectos da formação integral para a juventude. No mesmo espaço, falou sobre o Sínodo dos Bispos 2018, que será dedicado aos jovens a pedido do Papa Francisco.

 

Formação Ministerial

A partir de uma reflexão sobre toda a estrutura organizativa em todas as instâncias da RCC, Wiliam de Paula, membro no núcleo nacional do MJ, reforçou sobre a importância da estruturação do MJ com suas coordenações e núcleos, além de como funcionam as equipes nos Grupos de Oração. Foi apresentado também um fluxograma elaborado para ilustrar e deixar claro como deve ser o caminho do jovem desde seu início no movimento, o processo formativo, o chamado ministerial e a formação específica para atuar como ministro de evangelização jovens dentro do GO e ainda a importância de se pensar a transição para novos chamados como adulto dentro da RCC.

Ainda este eixo, foi reforçado com duas formações voltadas para a base do movimento. A primeira, ministrada pelo articulador do MJ na região Sudeste e coordenador estadual do ministério em São Paulo, Adriano Gonçalves, abordou sobre como trabalhar com os jovens nos Grupos de Oração mistos, onde participam todos os públicos. Ele reforçou a importância de se implantar o Ministério Jovem nos GOs por meio do projeto “Aqui tem jovem, aqui tem fogo!”. Também foram realizadas mini oficinas sobre como abrir portas diante dos principais desafios que surgem para este trabalho.

O segundo momento sobre a mesma temática tratou de como o MJ atua junto aos Grupos de Oração Jovens. O articulador na região Norte, Israel Freitas mostrou como pastorear e promover a unidade, assim como distinguir das diferentes expressões de juventude na Igreja a partir do carisma e organização próprios. 

 

Clique aqui para conferir todas as fotos do ENF 2018! 

Clique aqui para assistir às pregações no Youtube!

Ouça aqui os áudios do workshop do Ministério Jovem no ENF 2018! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.