O workshop das religiosas aconteceu na Faculdade da Canção Nova, contou com a presença de aproximadamente 25 religiosas de diversos institutos.Teve ainda a participação de algumas jovens que sentem o chamado à vida religiosa.

O dia foi enriquecido de formações com temas voltados para a vida consagrada, o Espírito Santo e a missão. Além das formações, foi realizada uma jornada de fraternidade e comunhão dos carismas.

A primeira pregação foi realizada pelo Pe. Antônio José, diretor espiritual da RCC (RJ) meditou sobre o mover do Espírito Santo no século XX, o evento de Duquesne e a Corrente de Graça que chegou até nossos dias. O Padre nos exortou a assumirmos a missão, pois Deus deseja contar com cada um.

No segundo momento da manhã contou com a presença do Vinicius Simões, secretário geral do Conselho Nacional da RCCBRASL que como instrumento de Deus falou sobre a vida consagrada sob o impulso do Espírito Santo, apresentando as características da vida no Espírito, e exortou a viver uma vida continuamente lapidada pelo Espírito, onde o amor precisa trabalhar em cada um para manter viva a beleza da vida consagrada e de ser batizadas no Espírito. Terminou com uma partilha e reflexão.

A parte da tarde recebeu a Irmã Maria José, das Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo, que falou do tema: “O papel do Espírito Santo na formação inicial e permanente”. Exortou a permitir-se deixar o Espírito Santo transformar em pessoas Cristoformes, trazendo os traços do Esposo e ser testemunhas das maravilhas que Deus fez.

No útimo momento, Dom José Aparecido, bispo auxiliar de Brasília, falou sobre o batismo no Espírito Santo e a missão, em aspectos teológicos.

Foi um dia intenso, de graça, formação humana e espiritual que colaborou para uma reflexão madura e autêntica de intimidade com o Espírito Santo, a vida de santidade e a vivência e testemunho da vocação que recebe-se de Deus, além de levar a uma maior comunhão e fraternidade institucional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.