É motivo de grande júbilo no Espírito Santo o tempo em que estamos vivendo enquanto Renovação Carismática Católica no Brasil e no mundo. Celebrar cinquenta anos é ocasião pela qual glorificamos a Majestade benevolente do Senhor, que se dignou derramar sobre nós seu Espírito Santo, a fim de que vivamos como filhos de Deus Pai através de si, Filho unigênito, no qual está toda a afeição do Pai (Lc 3, 22). Somos filhos no Filho.

Nesse jubilar Encontro Nacional de Formação, vivemos um novo Pentecostes em nossas vidas! O Espírito foi derramado verdadeiramente sobre nossos corações e sobre nossa nação, a fim de gerar cidadãos para a civilização do amor, cidadãos do Céu. É claro, esse Movimento da Misericórdia de Deus conta com nossa adesão e nosso empenho, pois a graça supõe a natureza, isto é, a liberdade do coração do homem que aceita e pratica o que recebeu de nosso Senhor que, nestes tempos, tem se dignado falar-nos bem de perto (cf. Hb 1, 2).

Durante o ENF, essa escuta atenciosa ao querer do coração de nosso Deus foi realizada mediante as diversas pregações e formações direcionadas a todo o povo de Deus reunido e, de modo mais específico, mediante os workshops, nos quais os grupos se reuniram a fim de colher, segundo o mover de Deus para este tempo, as moções que nortearão nosso caminhar.

No workshop do Ministério para Seminaristas (Renasem), do começo ao fim compreendemos uma extensão do que foi nosso retiro, realizado na arquidiocese de Vitória, Espírito Santo, no início do ano (de 09 a 13 de janeiro de 2017). O Renasem é um estilo de viver que pelo qual se identifica uma família. É o Ministério que pastoreia os seminaristas cuja vocação foi discernida a partir da experiência do Batismo no Espírito Santo – na participação em nossos Grupos de Oração – bem como as vocações que no decorrer da caminhada formativa encontraram na espiritualidade de Pentecostes o carisma que lhe faz “arder o coração” (Lc 24, 32) no seguimento do Mestre. É o que nos identifica como irmãos, por isso, família.

E fato, nos reconhecermos como verdadeira família, onde vivenciamos, unidos, a dinâmica de oração, partilha e festa, dinâmica que nos abre à genuína fraternidade, a qual tem valor de redenção em nossa caminhada formativa.

No primeiro momento de nosso workshop, unidos ao Ministério Cristo Sacerdote, escutamos a Dra. Mary Healy (teóloga e membro da Comissão de Doutrina do ICCRS- Serviço para a Renovação Carismática Católica Internacional) que tratou sobre o Batismo no Espírito Santo segundo sua fundamentação bíblico-teológica, seu impacto e desdobramentos na vida do cristão batizado no Espírito e seu permanente mover. Logo após, tivemos um momento de louvor entre os seminaristas, já reunidos em seu próprio workshop.

Iniciamos o dia seguinte com a recitação das Laudes, hora canônica da Liturgia das Horas e logo após tivemos nosso momento de louvor. A seguir, tivemos uma partilha de nosso irmão Thaisson Santarém, ex-coordenador nacional do Ministério, que nos enriqueceu a alma nos dando a conhecer as maravilhas que fez nosso Senhor em sua vida e vocação através do Ministério, sobretudo nesse tempo de sua coordenação. A este irmão, não podemos deixar de manifestar nossa profunda gratidão pelo seu zelo à frente dessa obra de Deus, bem como bendizer a Deus pelo coração de Pastor que concedeu ao Thaisson, sempre tão solícito para com os irmãos.

Depois, partilhou conosco o Padre César Lino, da diocese de Nova Iguaçu, RJ, que nos trouxe a graça de escutar seu testemunho vocacional, encorajando-nos a permanecer firmes no chamado que nos fez nosso Senhor, com os olhos bem fixos Nele, que é nossa razão. O Padre César ainda nos mostrou pela sua experiência a importância da fraternidade na vida do sacerdote, afirmando-nos que é um caminho de salvação para a vocação presbiteral. O Senhor nos deu a Palavra do Evangelho de João, capítulo 15, 12-17, exortando-nos, segundo seu ensinamento, a amarmo-nos uns aos outros como Ele mesmo o fizera. Encerramos o período da manhã com um momento de oração.

Iniciamos o período da tarde com a meditação do Santo Terço, seguida de um momento de louvor em honra da Virgem Santíssima, momento que precedeu a pregação da Luciana, presidente do Conselho Estadual da RCC de Santa Catarina, trazendo-nos uma reflexão sobre Nossa Senhora a partir do Evangelho de João 2, 1-12, mais especificamente sobre o versículo 5, a saber, “fazei tudo o que Ele vos disser”. Concluímos nosso momento de oração e nos encaminhamos para o passo seguinte do cronograma geral do encontro, a Santa Missa, presidida por Monsenhor Jonas Abib.

Com profunda gratidão a Deus Pai, vivemos esses dias como família gerada segundo Seu Espírito Santo, indo ao encontro do Filho, Jesus Cristo, levando o sacerdócio em nosso coração com ardente desejo de a Ele ser configurados mediante um testemunho de santidade, não obstante nossos pecados ou nossas falhas. Por isso clamamos e buscamos viver segundo o Espírito de Deus, pois, como nos ensina São Basílio Magno: “não há santidade sem o Espírito Santo”.

Peçamos, pois, insistentemente ao Pai que derrame sobre nós o Paráclito, que é a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar que nos conduz ao Caminho, à Verdade e à Vida.

Veni Creator Spititus!

 

Confira a galeria de imagens do evento acessando rccbrasil.org.br/imagens.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.