Na oração inicial do workshop foi proclamada a palavra de 1 Cor 2, 7-9, sobre a sabedoria de Deus e a visualização de um coração uno e trino, representando a coroa de união entre os ministérios, sendo que o Ministério de Promoção Humana (MPH) era a caridade, o Ministério Fé e Política (MFP), a fé; e o Grupo de Profissionais do Reino (GPR), a esperança.

As pregações foram ministradas pela Coordenadora Nacional do MPH, Loiva Menezes; pelo Coordenador Nacional do MFP, Sérgio C. Zavaris; pela Representante dos GPR, Cláudia Cunha; pelo teólogo da PUC-SP, Prof. João Cláudio Rufino e pelo professor titular da PUC-RJ, Pe. André Rodrigues.

Loiva Menezes iniciou a formação falando sobre a identidade, unidade e batismo no Espírito Santo como características da RCC e que, como seus membros, precisamos ser profetas, denunciar e anunciar, usando os dons a serviço do reino de Deus. A base é o Grupo de Oração para levarmos outras pessoas a viverem uma experiência com Deus, através do nosso testemunho. A palavra de Deus nos indica o caminho, a verdade e a mudança começa por cada um de nós.

Cláudia, disse que todos são profissionais do Reino e através do trabalho é preciso ser testemunha, evangelizador, sinal da graça de Deus. “Além de ver o trabalho como vocação e missão, que nos edifica e edifica ao outro, somos agentes de transformação da sociedade”, disse.

A psicóloga Hellem Meireles, que trabalha em um hospital público, também deu seu testemunho de como, com oração e boa técnica, conseguiu reverter o quadro de um paciente com doença incurável que pretendia ir para outro país realizar a eutanásia. Um profissional do Reino é diferente, pois age diferente.

Em sua exposição, prof. Rufino lembrou que um dos objetivos da RCC é formar pessoas conscientes da sua missão no mundo e não somente para os Grupos de Oração, pois ali é o ponto de partida do batizado no Espírito Santo, cuja chegada é o céu. Do contrário, estaremos formando cristãos para nós mesmos.

Pe. André iniciou sua reflexão dizendo que a vida de fé e a caridade social estão unidas no coração de Jesus, quando abordou o tema “Evangelização Humana e Política”. Sua abordagem quis mostrar que o desejo de transformação do mundo em algo melhor, forçosamente confronta-nos com elementos sociais.

Finalmente, Sérgio C. Zavaris, falou sobre a importância da unidade entre os Ministérios, citando o exemplo do Ministério de intercessão que foi parceiro na oração pelas eleições de 2018. Recordou a importância da oração pela nação brasileira, especialmente no período das eleições. Ele lembrou que, neste ano de 2018, a RCC se uniu em oração para que fosse feita a vontade de Deus nas eleições.

Recordou que 2019, além de ser o ano do jubileu de ouro da RCC no Brasil, é também um ano especial para o Ministério fé e política, pois a campanha da fraternidade tem como tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”, lembrando que esta sempre foi a especial vocação e responsabilidade do Ministério. Por isso, agora mais do que nunca, é importante orar para que as políticas públicas a serem adotadas pelos novos governos sejam impregnadas de justiça e liberdade para o povo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.