Quinta-feira (26/01)

Teve início dia 26 o workshop do Ministério para as Crianças, como muita alegria, fruto do Espírito Santo, o Ministério de Música formado pelas crianças do Grupo de Oração Kerissein Júnior, do Rio de Janeiro (Vitória de 12 anos, Caio de 11 anos, Rodrigo de 14 anos, Guilherme de 10 anos e Marianna de 5 anos), conduziu a música e o louvor. Dando sequência, a coordenadora da Arquidiocese da Paraíba, Enelyram Ferreira, iniciou um momento de oração pelos evangelizadores. Brotava nos corações a certeza do cumprimento da promessa de Lucas 1, 35, ʺO Espírito Santo descerásobre tiʺ.

Logo após esse momento, iniciamos a pregação com o tema: ʺImporta que Ele cresça e eu diminuaʺ(Jo 3, 30), em que Anabelly Lopes, coordenadora nacional do Ministério para as Crianças, falou que o Ministério para as Crianças vem acompanhando, nesses 12 anos de história, o crescimento do Menino Jesus, em estatura, graça e sabedoria, na evangelização dos pequenos do Senhor. É possível olhar e contemplar a beleza do crescimento do Menino Jesus no coração de cada evangelizador e de cada criança evangelizada, esse crescimento significa muitas vezes perdoar, doação de vida, abandono de escolhas, renúncias e muita entrega à vontade de Deus.

Ainda nesse dia, Hyde Flávia iniciou uma formação falando da história do Ministério, projetos e trazendo como modelo a Santíssima Trindade. Após um breve momento, o Ministério de Música ensinou a Música tema do ano, que será trabalhada nos Grupinhos de Oração de Crianças de todo o Brasil.

Em continuidade, Iacy Batista, autora do livro “O Maior Tesouro de Deus”, (Pedagoga, pós-graduada em Educação e Sexualidade, palestrante e oficineira em projetos para afetividade e sexualidade, membro da RCC há 26 anos), abordou o tema: “Afetividade e Sexualidade, aspectos teóricos e práticos, verdade e significado nos trabalhos com Adolesantos”, em que falou a respeito da Teologia do Corpo. Abordando alguns aspectos: fomos criados para o amor, o que é a sexualidade?  – É o meu modo de ser! Amor é a livre entrega do coração. O ser humano foi criado para o amor. O que é mais importante o nosso corpo ou a nossa alma? – Corpo e alma são igualmente importantes, além de trazer formas de abordar essas temáticas com os Adolesantos.

Sexta- feira (27/01)

No segundo dia de workshop, iniciamos com as coordenadoras estaduais do Ministério do Rio Grande do Norte, Amazonas e Pará, orando a dezeninha do terço. Também tivemos a participação da ilustre fantoche Clarina, que vem alegrar o workshop.

Cristina Ferraciolli (Pedagoga) abordou a temática: “Adolesantos um desafio” tratando da importância de conhecermos o adolescente por inteiro:  físico, emocional e espiritual. Mostrando também a importância de contar a vida dos santos para os adolescentes, pois nessa idade eles procuraram referências, e por mais que tenham as referências da mídia,  a vida dos santos ficará incutida na história dos adolescentes. Falando também da importância de sempre ouvi-los, dos anseios, das dificuldades, dos temas que gostam de abordarem.

Dr. Aparecido José Santana (Pós-graduado em Metodologia Didática de Ensino, Mestre em Direito Canônico pela Pntifícia Universidade de Roma, Doutor em Direito Canônico pela universidade Católica da Argentina e Juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de São José do Rio Preto), coordenador da RCC São José do Rio Preto, abordou o tema “Consagra te ao teu Ministério”, tratando sobre a passagem bíblica de II Tm. 4,5. O pregador trabalhou os 3 verbos desses versículos: SER, CUMPRIR e CONSAGRAR. Em que destacou que nós temos que ser aquilo que Deus projetou para nós, somos consagrados por Deus a esse Ministério. Somos como oleiros a trabalhar o barro (que são nossas crianças). Temos que exercer as virtudes, e essas virtudes só são possíveis pelo Batismo no Espírito Santo. Nunca se cansem de formar, sejam dóceis e prudentes, pacientes na provação. Sê paciente no exercício do seu Ministério, seja forte. Cumpra a missão que Deus te deu e a cumpra com zelo. Pode até ser que você não adentre a terra prometida como Moisés, pode até ser que você não colha os frutos do seu Ministério agora, mas não desanime, não desista.

Em seguida, tivemos a participação de Julianne Leiros, coordenadora estadual do Ministério de Promoção Humana, do estado da Paraíba, psicóloga e mestre, trouxe dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância(Unicef) sobre a infância e adolescência, destacando que o Ministério para as Crianças deve ser um Ministério de Prevenção, e explicou que precisamos chegar antes que as obras primas do Senhor sejam tocadas ou rabiscadas por tais índices.  Julianne falou também sobre a quantidade de crianças e adolescentes que não sonham mais. “Quem vai devolver os sonhos, aqueles que não sonham mais? “nós vamos reverter esse quadro!”, motivou a pregadora.

Logo após, aconteceu uma mesa redonda composta por: Iacy Batista, Cristina Ferraciolli, Julianne Leiros e Dr. Aparecido José Santana, os pregadores do Workshop, muito esclarecedora para trabalhar todas as dúvidas dos ministeriados.  Iniciamos a oração que nos conduziu ao desejo de alcançar cada criança, levando o amor de Deus e fazendo que elas se sintam amadas e valiosas para o Senhor.

A tarde, com a Formação do Ministeriado, ministrada por Anabelly (coordenadora nacional do Ministério), a formação teve início com uma dinâmica da Branca de Neve e os sete dons, que falou da importância de conhecer os dons e carismas, a partir da experiência vivida com o Espírito Santo. A coordenadora destacou que é importante saber onde queremos chegar, para podermos escolher os caminhos certos. Por este motivo, Deus nos propõe um novo tempo no MPC: momento de sermos formados. Temos que buscar os meios para sermos formados dentro da RCC, seja buscando o processo formativo, seja também estudando e trabalhando os documentos e materiais propostos para esse tempo fecundo, indicou também a cada ministeriado a leitura do livro com os temas e direcionamentos para o ano de 2017 (publicado pela RCCBRASIL).

 

Foi falado que é necessário ter consciência que a fé e a razão andam juntas e que necessitamos ter atitudes e maturidade, afinal de contas, 12 anos de Ministério significa dizer que estamos na adolescência do Menino Jesus e precisaremos viver esse tempo com muita clareza do que somos chamados a viver. 

 

Devemos ter em nossos corações como direcionamentos:

– O amor à santa Cruz;

– A docilidade ao Espírito Santo ;

– Oração e Formação;

– Deixarmos sermos usados por Deus;

– Comprometimento e Convicção.

 

O Senhor espera de nós:

– Determinação;

– Batismo no Espírito Santo;

– Coragem;

– Comprometimento;

– Formação;

– AMOR.

Após esse momento, tivemos a demostração sobre formas de trabalhar a pregação com o tema do ano, ministrado por Fernanda Sakakisbara Yano (RCC SP), em que ela falou de como construir a pregação no grupinho e como montar as oficinas.

Finalizando, tivemos um momento de agradecimento e oração com os coordenadores estaduais, Padre Nei Nelson e Leila Andrade (RCC Boston).

Confira a galeria de imagens completa do evento acessando rccbrasil.org.br/imagens.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.