Quinta-feira  (26/01/17)

“Ministério vivo, juventude aberta à missão” traduziu o clima dos dois dias de workshop do Ministério Jovem no Encontro Nacional de Formação da Renovação Carismática Católica.

Discernida coordenadora nacional do Ministério Jovem até 2019, Daniele Almeida, recebeu das mãos do ex-coordenador, Fernando Gomes, a chama jubilar e a missão de “ampliar as tendas” em um tempo de fecundidade e graça.

Os novos coordenadores estaduais do Ministério também foram apresentados e, juntamente com o núcleo nacional, deram início aos direcionamentos para os próximos três anos à frente da juventude carismática do Brasil.

A primeira pregação da quinta-feira (26) com o tema “Importa que Ele cresça e eu diminua”, Israel de Freitas da RCC no Tocantins, convidou o Ministério Jovem a ser como João Batista: preparar o caminho do Senhor; deixando marcas de Deus em cada pessoa durante a missão evangelizadora, como autênticos instrumentos na mão Daquele que faz.

Seguindo os direcionamentos do ano, Rafael Moura, membro do núcleo nacional e coordenador do Ministério Jovem em Goiás, pregou sobre “Coordenar e administrar no Espírito Santo”. A diferença entre um líder que age conforme a ação do Espírito e aquele que direciona suas ações pela própria vontade, as virtudes do líder, o pastoreio misericordioso e um íntegro testemunho de vida foram alguns dos pontos abordados.

A última pregação do primeiro dia de workshop ficou por conta da coordenadora nacional, Daniele Almeida, que contando sua história no Ministério Jovem e na Renovação, impulsionou os jovens presentes a serem autênticos carismáticos, comprometerem-se a deixar para as próximas gerações testemunho de santidade, e buscar cada ‘jovem ovelha’ com alegria.

 

Sexta-feira  (27/01/17)

O segundo dia de workshop do Ministério Jovem, no Encontro Nacional de Formação, marcou a sexta-feira (27) com presenças especiais, emoção, alegria, formação e louvor à Deus.

Ao citar a frase de Santo Tomás de Aquino “O equilíbrio da vida é essencial”, Vinícius Simões, membro do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica e presidente do Conselho Estadual do Rio de Janeiro, pregou na manhã ensolarada à juventude carismática sobre o modelo de justo meio: Jesus; lembrando que os extremos são vícios e a virtude está no equilíbrio. Diante da ditadura do relativismo e espiritualidade superficial, a pseudo-ortodoxia aparece como extremo contraponto, não sendo nenhuma das duas frentes a verdadeira virtude. Vinícius ainda apresentou ao Ministério Jovem o projeto “Amigos de Deus” e ressaltou que o essencial se encontra na vivência saudável das experiências espirituais.

Ainda no período da manhã, a presença da presidente do Conselho Nacional da RCC do Brasil, Katia Roldi, alegrou os jovens que ouviam com atenção os relatos de sua experiência na Igreja durante a juventude. Emocionada, Katia contou a história da Renovação Carismática Católica no mundo e afirmou que o Grupo de Oração é um caminho de Deus para cada um dos membros do Movimento.

A história da Beata Elena Guerra e o desencadeamento da sua relação com o Espírito Santo para o surgimento da RCC foi tema da pregação da Dra. Mary Healy, teóloga e membro da Comissão Doutrinária do ICCRS, no final da manhã do segundo dia de workshop para o Ministério Jovem. Relembrando os discursos de incentivo do Papa Francisco ao Movimento, Mary Healy trouxe a certeza de que a fé é a resposta para a revelação da nossa identidade em Cristo.

A palavra voltou a ser proclamada pela coordenadora nacional do Ministério Jovem, Daniele Almeida, no início da tarde, trazendo o preâmbulo do estatuto do ICCRS “Como bons dispensadores das diversas graças de Deus, cada um de vós ponha à disposição dos outros o dom que recebeu” (1Pe 4,10), relembrou a atuação do Ministério nos Grupos de Oração. Passando pela estrutura da RCC, instâncias de serviço específicos do Ministério e características de atuação dos Grupos de Oração Jovem e Grupos de Oração Misto, neste último, através do projeto “Aqui tem Jovem, Aqui tem Fogo”. Daniele concluiu impulsionando a juventude carismática a colocar os dons que Deus nos dá à serviço do próximo.

Sobre a missionariedade da juventude carismática, padre Alex Cordeiro, assessor eclesiástico do Ministério Jovem do Brasil, incentivou a cada jovem a acreditar na força do Ressuscitado e anunciar, carregados de alegria, o querigma.

Maxwell Bruno, membro do núcleo nacional e articulador nordeste do Ministério Jovem, encerrou o workshop no ENF enviando a juventude carismática como apóstolos da efusão do Espírito Santo.

“Um tempo de maturidade e impulso para ser a nova geração de carismáticos”, traduziu em poucas palavras o jovem Luiz Alberto, do Grupo de Oração Ramo Novo, da Arquidiocese de São Paulo-SP, sobre o workshop. Para Rubenísia Xavier, membro do Grupo de Oração Maranathá, da Diocese de Caicó-RN, jovens passam a amar e viver o Ministério Jovem a partir de experiências lindas e encantadoras como as vividas durante os dois dias de workshop, no ENF.

Veja o que mais aconteceu no workshop do MJ acessando o site oficial do Ministério clicando em rccjovem.com.br/tag/workshop-enf2017.

Confira a galeria de imagens completa do evento acessando rccbrasil.org.br/imagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.