Paulo Afonso sediou nos dias 18, 19 e 20 de setembro, o XII Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica. Com o tema “Jesus Cristo é o Senhor” (Fl 2, 11), aproximadamente 2.500 pessoas, vindas das 21 dioceses do Estado da Bahia, além de estados vizinhos, aprofundaram o significado desse tema por meio de pregações, orações, louvores, músicas, danças, testemunhos e Celebração Eucarística. O Congresso da RCC é realizado anualmente em uma cidade da Bahia escolhida pelo conselho estadual, com o objetivo de formar, aprofundar, gerar comunhão fraterna e renovar o ardor missionário do anúncio e vivência do evangelho.

Além de autoridades eclesiais como Dom Guido Zendron, padres da diocese e de várias partes da Bahia, o evento contou com a participação do fundador da TV Século XXI, Padre Eduardo Dougherty, do presidente do Conselho Nacional da RCC, Marcos Volcan, e do coordenador nacional do Ministério de Pregação, Lázaro Praxedes, que ministraram todo o encontro com pregações e momentos de oração, juntamente com os membros do conselho estadual.

A RCC chegou ao Brasil no início da década de 70 trazida por alguns padres jesuítas, entre eles o Padre Eduardo Dougherty. Rapidamente foi acolhida por leigos e inúmeros sacerdotes que encontram no movimento uma forma de responder ao chamado do Papa João XXIII durante o Concílio Vaticano II: “Repita-se no povo cristão o espetáculo dos apóstolos reunidos em Jerusalém, depois da ascensão de Jesus ao céu, quando a Igreja nascente se encontrou reunida em comunhão de pensamento e de oração com Pedro e em torno de Pedro, pastor dos cordeiros e das ovelhas”.

Desde então, a RCC tem se tornado um dos movimentos mais crescentes da Igreja Católica, que gera, cada vez mais, novas formas de vivência em comunidade que celebram a cultura de Pentecostes.

Em Paulo Afonso, no início da década de 90, um pequeno grupo de jovens, que se reunia na Igreja São Francisco, envolvidos pela alegria proporcionada pelo movimento da RCC, torna-se uma semente para o início da Renovação Carismática na diocese. Foram os primeiros passos, que acolhidos e orientados por Dom Mário Zanetta, proporcionaram o crescimento e o acolhimento do movimento na região.

É com a missão de evangelizar com um renovado ardor missionário, a partir de uma verdadeira experiência no amor de Deus e assumindo a graça do Batismo, que a RCC em Paulo Afonso promove grandes encontros como o “Vinde e Vede” e o “Vem pra Cá”, além dos grupos de oração nas paróquias semanalmente, para proporcionar à comunidade um encontro pessoal com Jesus Cristo por um mundo de justiça e dignidade.

Pela primeira vez em Paulo Afonso, o Congresso Estadual foi realizado com a participação de inúmeras pessoas que proclamaram que Jesus Cristo é o Senhor!

Na missa de abertura, Dom Guido exortou que somente através de uma experiência profunda e verdadeira com Jesus Cristo, poderemos proclamar que Ele é o Senhor, assim como fez São Pedro, ao perceber que somente em seu Mestre, poderia encontrar Palavras de Vida Eterna.

Desta maneira, o evento transcorreu, com a multidão de fiéis sendo constantemente convocada a ser testemunha de Cristo e embaixadora de sua Palavra de fé, esperança e amor.

Confira a cobertura completa no site: http://www.rccbahia.org.br

Fonte: Maidson Matos, RCC Diocese de Paulo Afonso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.