Grandes momentos de graça e reavivamento no Espírito Santo foram vivenciados pelas nove dioceses e comunidades carismáticas cearenses, que marcaram presença no XII Congresso Estadual da RCC Ceará, realizado nos dias 19 e 20 de outubro.

O evento que aconteceu no Colégio Salesiano Dom Lustosa, em Fortaleza,  iniciou levando aos participantes a espiritualidade mariana com a recitação do santo terço. Em seguida, contou com a participação do presidente nacional da RCC da Itália, Salvatore Martinez, para pregar sobre o tema: “Fé carismática”. altEle convidou cada um a viver uma experiência de fé com o Espírito Santo e apresentou as relíquias da Beata Elena Guerra, também chamada Apóstola do Espírito Santo. O momento de oração foi finalizado com um grande clamor, invocando o poder do Espírito Santo para chegar aos corações de todos os participantes.

Além do presidente da RCC Itália, estiveram presentes a presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, e o secretário geral, Onazir Conceição. altKatia contou sua história de batismo no Espírito Santo, motivou a todos ao aprofundamento da espiritualidade e a espalhar ainda mais os dons de fogo!

Ela falou também sobre o olhar de mudança que muitos fazem sobre o Movimento: “A Renovação Carismática não muda, pois o Espírito Santo é o mesmo. Quem muda somos nós. Se você acha que a Renovação está diferente, mudada, você é quem mudou e não percebeu”. 

Além das pregações e momentos de espiritualidade, a celebração da Santa Missa contou com a participação do Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima. Em sua homilia, ele falou sobre a vivência no Espírito Santo iniciado pelo próprio testemunho de vida em seus 21 anos de ordenação. Dom Rosalvo ainda ressaltou a importância do congresso e de vivenciar a Palavra: “Aqui estamos vivendo a realidade do céu. O céu começa aqui”, comentou.

altGrande movimentação também foi feita pela internet, na página oficial do evento onde muitos congressistas confirmaram as bênçãos recebidas no encontro, assim como o coordenador da Comissão Estadual de Formação da RCC Ceará, Mário Roberto Lima, da Cidade de Camocim (Litoral Norte da Diocese de Tianguá): “Foi um grande encontro. Um momento festivo e marcante de alegria, de fraternidade e de espiritualidade. Uma celebração de renovação da nossa fé na certeza do quanto é maravilhoso viver na presença de Deus.  Um verdadeiro derramamento do Espírito Santo. Feliz por ser Igreja Católica, por meio da RCC”, ressalta.

altAssim como Mário, o participante da diocese de Crato, Samuel Mariano, que viajou nove horas em sua caravana para o Congresso, testemunha as bênção recebidas em sua vida: “Para mim o Congresso foi uma bênção. Fogo do céu, mesmo! Cada pregação fez com que melhor refletíssemos sobre o chamado a ser Apóstolos do Espirito Santo como Beata Elena Guerra! Foi para mim um revigorar na fé e ao mesmo tempo um se lançar no Espirito Santo. E agora é cumprir o ‘dever de casa’ que é: FOGO NO CORAÇÃO, PALAVRAS NOS LÁBIOS E PROFECIA NO OLHAR!!!!”alt

O Congresso teve ainda a apresentação do Musical “Elena Guerra, Apóstola do Espírito Santo”, que foi encenada pelo Ministério de Música e Artes do Ceará, contando com participantes de várias dioceses. O Espetáculo emocionou o público e fez conhecer a história da beata, que em muito contribui para a espiritualidade da Renovação Carismática Católica. O ponto alto da apresentação foi quando uma pomba branca foi solta no ginásio, simbolizando o Espírito Santo que nos guia e está sobre nós.

Também estiveram no evento o secretário geral da RCCBRASIL, Onazir Conceição; o presidente do Conselho Estadual, James Apolinário,e membros do Conselho Estadual, que elegem o novo presidente da RCC Ceará nos próximos dias 9 e 10 de novembro.
Muitos carismáticos foram tocados pela fé celebrada no XII Congresso Estadual da RCC CE e marcaram presença na página oficial do estado, deixando seu recado. Acesse a página e confira mais detalhes.
 
Veja também algumas moções e frases vindas no Congresso:
 
“Somente pela conversão ao Senhor é que o véu cai, pois o Senhor é o Espírito; e onde se acha o Espírito do Senhor aí existe a liberdade. E nós que, com a face descoberta, refletimos como num espelho a glória do Senhor, somos transfigurados nessa mesma imagem, de glória em glória, pela ação do Senhor, que é Espírito”. (II Cor 3,18)
 
“Podemos dizer que você vale o quanto você ora. Por isso, é importante se questionar o quanto você tem valorizado a presença do Espírito em sua vida, sua condução, a Sabedoria de Deus que nos conduz a uma vida plena.
Diz-se por aí que na RCC reza-se muito, mas talvez seja mentira. E aqueles que menos rezam são os líderes desse movimento, pois nunca tem tempo. Não se permita cair nesta tentação! Muitos se encontram ocupados demais, envolvidos em suas ocupações dentro e fora da Igreja e dizem não ter tempo para encontrar-se com Deus.” (Salvatore Martinez)
 
“Não há qualquer técnica humana de oratória, de pregação ou de como conduzir uma oração que possa substituir a Sabedoria dada por Deus através de seu Espírito Santo”. (Salvatore Martinez)
 
“A primeira efusão sobre a Igreja foi na cruz: quando ele suspirou na cruz, soprou sobre seus discípulos o Espírito Santo.
O sofrimento de Jesus é a Vitória sobre Satanás… Precisamos ir a Jesus para aprender em sua cruz a Teologia, a Sabedoria de vida do Espírito”. (Salvatore Martinez)
 
“A RCC é, em si mesma, uma Nova Evangelização: devemos ter uma consciência, uma autoconsciência sobre nossa ação, pois se estamos guiados pelo Espírito vivemos uma novidade sempre nova! Nova Evangelização é sermos homens e mulheres novos que comunicam um novo modo de viver de quem crê. O Espírito Santo é este modo”. (Salvatore Martinez)
 
“Aos antigos isso é importante, pois quanto mais tempo temos de caminhada, mais precisamos de CONVERSÃO”. (Onazir Conceição)
 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.