Dois mil e vinte será um ano que ficará marcado na história. Com a RCC Arquidiocese de Florianópolis não seria diferente. Há 18 anos recebemos graças vindas do Espírito Santo, por meio do Congresso Arquidiocesano, que é capaz de mover multidões.

Devido a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), foi necessário adaptar hábitos e reinventar a forma de manter viva a fé do povo de Deus. Por esse motivo, neste ano o congresso será realizado de forma online, no dia 22 de novembro (domingo) a partir das 8h. Você que não quer ficar de fora dessa corrente de graças, pode acompanhar a transmissão ao vivo do encontro pelo Facebook ou YouTube da “RCC Arquidiocese de Florianópolis”.

O tema deste ano não poderia ser mais oportuno: “Reaviva a chama do dom de Deus”. Esse é um trecho da segunda carta a Timóteo (II Tm 1,6), escrita por São Paulo com o título de “Exortação à perseverança” (tradução da bíblia Ave Maria). Nesta carta, São Paulo exortou Timóteo, seu discípulo, a reavivar a chama do Espírito Santo; a ter parresia para anunciar a palavra de Cristo; a ter gosto e coragem de escolher decididamente por Jesus.

Hoje, quantos filhos de Deus se sentem incapazes de exalar a essência única do céu, mas é preciso lembrar da mensagem deixada por São Paulo na carta aos Romanos (Rm 12,2), que pede para que não nos conformemos com este mundo. 

O mundo passa por um momento difícil, tantas mortes, tantas mazelas físicas e espirituais. Quantas tribulações tentaram provar a sua fé querido irmão (ã). É possível dizer que 2020 foi o ano que testou nosso bem mais preciso no fogo, a nossa fé.

Nossas rotinas desaceleraram e, no silêncio de nossos lares podemos ouvir e sentir a presença de Deus de uma forma mais íntima. A terra quase que em comum acordo passou por um deserto, e em meio a esse momento de incertezas, nosso Pai mostrou seu poder e nos protegeu.

No próximo mês que se aproxima, já estaremos às vésperas da virada do ano. Há muito a se pedir, porém, mais ainda a agradecer. Que este XVlll Congresso Arquidiocesano seja o tempo para você revigorar suas forças e descansar em Cristo.

Que possamos nos assemelhar a São Paulo, que mesmo em uma prisão não deixou que sua fé enfraquecesse; e não esqueceu de seu irmão Timóteo, que mesmo livre, se encontrava em uma prisão interna, consigo mesmo e sua fé.

Quantos de nós nos sentimos presos, e de mãos atadas nesta pandemia? Se você passou por isso, ou ainda se sente assim, recorde da segunda carta aos Coríntios (II Cor 12, 10) que diz: “quando me sinto fraco, então é que sou forte”; forte pois Deus age no seu cansaço e realiza milagres.

Por isso, no dia 22 de novembro você tem um encontro marcado com Deus. Que a mesma exortação dada de São Paulo a Timóteo, seja recebida por você. Reaviva a chama do dom de Deus, meu irmão, minha irmã!

Acompanhe a RCC Arquidiocese de Florianópolis nas redes sociais

Site: www.rccflorianopolis.com.br

Instagram: @rccarquifloripa

Facebook: RCC Arquidiocese de Florianópolis

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.