Estar em missão é deixar-se conduzir pelo Espírito Santo e estar atento às oportunidades de evangelização. Essa foi a experiência vivida pelos missionários da RCC que estão em Elizondo, um povoado no extremo norte da Espanha, localizado na região do País Basco.
Durante a sexta-feira (12), os jovens brasileiros conseguiram driblar as diferenças culturais e testemunhar Jesus com ousadia e criatividade. A primeira ocasião aproveitada como momento de evangelização foi um trabalho em grupo do qual participaram brasileiros, italianos e alemães. Tal atividade tinha como objetivo fazer com que os jovens partilhassem suas realidades na Igreja e para tanto, eles deviam responder a um questionário proposto pela equipe organizadora das atividades na paróquia. O que poderia ter sido um exercício burocrático e fatigante se tornou um momento oportuno para testemunhar. Os missionários utilizaram as suas participações nas discussões para falar sobre suas experiências pessoais com o Amor de Deus e sobre a caminhada de fé.
Depois do encerramento das atividades em grupos, os brasileiros usaram o intervalo previsto no cronograma para realizar uma espécie de “lual querigmatico” no pátio da Igreja. O momento começou com muita música e animação. A descontração dos missionários brasileiros atraiu a atenção de todos. Logo os alemães e italianos também começaram a cantar e dançar músicas de seus países. A alegria dos jovens era tamanha que até os moradores que passavam nas ruas se aproximaram do grupo. Aproveitando toda essa movimentação, um dos missionários brasileiros deu o seu testemunho de vida e outra missionária pregou sobre o Amor de Deus. Com o pátio da igreja repleto de pessoas, a atividade foi finalizada com uma oração diante da Cruz de Cristo. No rosto de missionários, peregrinos, paroquianos e moradores locais era possível perceber o reflexo do Amor de Deus.